A capa dessa dessa edição já é um alerta de gatilho. Um homem ameaça se atirar de um prédio e a polícia junto com Júlia Kendall vai tentar impedir que uma tragédia ocorra. Enquanto a criminóloga tenta convencer o homem a não pular, ela investiga a vida dele para entender o porquê de ele estar fazendo aquilo. As investigações levam a trama ao contato inclusive com a máfia italiana e outros riscos estão em jogo para a protagonista. A Mythos Editora publicou esse quadrinho pela primeira vez em outubro de 2006 na revista J. Kendall Aventuras de uma Criminóloga número 23 e republicou em outubro de 2021 nessa série mais atual.
A tentativa de suicídio é algo muito delicado de se lidar por isso as ações e principalmente as palavras precisam ser utilizadas com cuidado. A obra mostra atitudes desastradas que ocorreram na ausência de Júlia. O fato é que quem não tem conhecimento do assunto pode achar que tudo é muito simples. Os animais em geral buscam a todo o tempo a sua sobrevivência, por isso a ação em contrário só pode ser justificada a partir de uma situação que gere um sofrimento muito intenso para aquele ser. Por isso comparações com a vida de outras pessoas ou conselhos simples como "Deus vai te ajudar", "pensa positivo", "há gente em situação muito pior" tende mais a atrapalhar, porque a pessoa em situação de desespero tende a sentir-se ainda pior por não conseguir superar algo que dizem ser tão simples. Essa história, assim como várias outras do mundo real, mostra que a razão para essa decisão é complexa e tanto pode ser fruto de um planejamento ocorrido há muito tempo quanto pode ser motivada por um gatilho recente que fez com que todo um sofrimento guardado extravasasse de uma vez.
Os roteiristas Giancarlo Berardi, Giuseppe De Nardo e M Mantero utilizam de uma narrativa que oscila tanto no detalhamento da investigação quanto em momentos de ação. A investigação humaniza aquele personagem e mostra todo o sofrimento que ele vinha suportando além da dor do arrependimento de suas atitudes, isso sem mencionar os perigos que rondam a maneira como a máfia vai entender a investigação da protagonista.
Os desenhos de Luigi Siniscalchi traz um traço simples mas eficiente no que diz respeito a caracterização dos personagens. O grande destaque da arte está nas cenas de ação que retrata tão bem a sequência dos movimentos que a gente fica apreensivo.
Júlia aventuras de uma criminóloga 23 é um excelente quadrinho que traz uma história curiosa de um personagem complexo. Os autores souberam dosar entre a investigação e a ação a ponto de tirar o fôlego em alguns momentos durante a leitura. É preciso ressaltar como os autores conseguiram desenvolver uma trama com muitos elementos coerentes e que traz um final satisfatório a tudo o que foi apresentado.
Ficha técnica:
Publicado em: outubro de 2021
Licenciador: Sergio Bonelli Editore
Categoria: Edição Especial
Gênero: Policial
Status: Em circulação
Formato: (16 x 21 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 31,90
Comentários
Postar um comentário