Júlia aventuras de uma criminóloga - 22 Esse Grito que se Cala

Capa de Júlia aventuras de uma criminóloga 22


 ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS 

Um homem que mora nas ruas começa a sentir-se muito mal, ao perambular com agonia ele é atropelado. Agora é preciso descobrir os elementos desse mistério: quem é essa pessoa, por que ele sentiu-se mal, como ocorreu o acidente com o carro. Para desvendar todas essas dúvidas, a polícia de Garden City chama Júlia Kendall. A Mythos Editora publicou esse quadrinho da Sergio Bonelli Editore pela primeira vez em setembro de 2006 e republicou em outubro de 2021. 

Os roteiristas italianos Giancarlo Berardi e Lorenzo Calza acrescenta um elemento que deixa a narrativa mais interessante: Júlia faz as suas investigações sozinha lá onde as pessoas em situação de rua moram. Além de habitualmente descobrir a história do falecido, é interessante ver uma pessoa como a criminóloga, que sempre viveu em ambientes elitistas, frequentar um mundo economicamente oposto ao seu ou vê-la abrir as portas para um personagem pobre adentrar a sua casa. É bem verdade que aqui temos uma visão estereotipada do autor sobre pessoas em situação de rua, contudo são mostradas acontecimentos inusitado que torna a leitura divertida, fugindo da monotonia de uma sequência de deduções e depoimentos ocorridos numa delegacia. 

Página interna de Júlia aventuras de uma criminóloga 22

Os desenhos são dos italianos Roberto Zaghi e Thomas Campi que conseguem utilizar muito bem o preto e o branco contribuindo narrativamente pra ampliar os acontecimentos mais dramáticos do início da história. Além disso o estilo deles fogem um pouco do estilo realista padrão dos quadrinhos da Bonelli e traz um traço mais leve, simples e expressivo fazendo com que a gente perceba um estilo próprio dos artistas. 

Júlia aventuras de uma criminóloga 22 é uma edição que diverte a sua maior parte do tempo por possibilitar que a protagonista vivencie um contato com pessoas que estão em uma situação oposta a sua condição sócio-econômica. Isso traz momentos inusitados enquanto a investigação acontece. Infelizmente o final me decepcionou já que, para surpreender o leitor, os roteiristas decidiram simplesmente trazer uma situação nova na trama, ou seja, é como se toda a investigação não tivesse valido a pena e simplesmente toda a condução a investigação é descartada por uma situação que só vai aparecer nas páginas finais, sem que tenha mostrado nada na trama que justificasse aquilo. Uma boa história de investigação insere os elementos em pedaços da história para que o protagonista pince aqueles que farão sentido para solucionar o crime e isso não ocorre nessa história. Apesar da minha decepção quanto ao final, essa é uma história que é bem contada na sua maior parte e por isso vale a leitura. 

Compre aqui

Página interna de Júlia aventuras de uma criminóloga 22

Ficha técnica: 

Publicado em: outubro de 2021

Editora: Mythos
Licenciador: Sergio Bonelli Editore
Categoria: Edição Especial
Gênero: Policial
Status: Em circulação
Número de páginas: 132
Formato: (16 x 21 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 31,90

Leia também: 




Comentários