Em 60 anos de existência do Hulk, deu tempo de contar muita história e, para manter o sucesso com o seu público, os diversos roteiristas criaram várias modificações tanto no seu aspecto, quanto na sua personalidade. Hoje o Hulk é um personagem complexo mas não é difícil de começar a acompanhar as suas histórias. Por isso Jim Rugg resolveu criar um grande resumo dessa trajetória trazendo um pouco do estilo de diferentes traços que compuseram esse que é um dos maiores personagens da Marvel numa edição enorme que lembra o formato de algumas edições européias. A Editora Panini em maio de 2023 publicou essa edição especial.
A proposta audaciosa de Jim Rugg exige bastante do roteiro. Por tratar-se de um resumo de 60 anos de histórias, é necessário inicialmente traçar os principais momentos e dar a eles o destaque à altura, mesmo sabendo que necessariamente haveria alguns deles que seriam ignorados. Por isso, em algo assim eu espero muito do texto dos recordatórios, já que são eles que guia toda a história e vai criando o nexo que muitas vezes é inexistente, já que autores diferentes querem dar uma ênfase em aspectos diferentes do personagem. Contudo para quem pretende mostrar que essa é uma história temporal, é necessário fazer a preenchimentos dos buracos narrativos a partir do texto que conduz a história.
Porém muito pouco disso foi encontrado nessa obra. Rugg utiliza de uma linguagem simples tanto nos balões quanto nos recordatórios e, em alguns momentos, as situações aparecem soltas como se fosse apenas uma colagem. Uma outra decepção que eu tive foi a menção a Jarella e o fato de ele praticamente ignorar os filhos do Hulk. É bem verdade que eu não li as histórias que essa personagem aparece mas naquelas que eu li, ela é relevante, ainda que tenham sido publicadas décadas após a sua morte. Com relação aos filhos do Hulk, é fato que a narrativa da obra encerra-se com o evento Hulk Contra o Mundo e que esses personagens apareceram após isso, porém isso é um fato que não poderia ser ignorado e ter sido incluído no planejamento inicial.
Os desenhos do autor ficaram interessante por adaptar o seu traço ao estilo de vários autores e percebemos uma evolução nos detalhes da arte ao passar das décadas e ainda assim, conseguindo manter o estilo de Rugg. É uma pena que a capa tenha ficado tão feia, apesar disso os extras e as homenagens, permitem trazer diversos elementos visuais que acrescentam a essa homenagem. A edição brasileira contudo esquece algumas notas, ela traz alguns asteriscos que estão soltos sem que haja a nota correspondente a eles.
Hulk Grand Design é uma obra que tem uma proposta interessante que é resumir tantos anos de um personagem que sofreu por tantas modificações. Porém ela tem na sua narrativa o maior problema, por trazer um texto tão simples que não empolga na leitura e por trazer alguns acontecimentos tão soltos que parecem apenas uma colagem. O ponto alto realmente são os desenhos, extras, páginas compostas com homenagens e colagens de capas. Essa é uma obra voltada para leitores novos e para os mais experientes desde que não tenham grandes expectativas na leitura e que prefiram a arte a leitura.
Ficha técnica:
Publicado em: maio de 2023
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Formato: (23,5 x 33 cm)
Colorido/Capa dura
Preço de capa: R$ 134,90
Comentários
Postar um comentário