Vade Retro 1

 

Capa de Vade Retro

Essa história se passa na área territorial de Feira de Santana na Bahia e ela se divide em duas. Na primeira a investigadora Samara junto com o seu amigo demônio Maracujá investigam a morte de animais na zona rural. Enquanto isso, dois membros da banda Vade Retro estão atrasados para um show e o baterista Waldisney começa a manifestar poderes ao tentar correr atrás de um ônibus. Quando eles finalmente chegam próximo do local da apresentação, eles percebem que algumas pessoas estão assustados com um cavalo morto próximo a Igreja. Além dos mistérios nas duas histórias, o que resta é entender qual a ligação entre ambas. A artista baiana Dyo publicou esse primeiro volume com três história de maneira independente através de financiamento coletivo em junho de 2024, após publicar essa história de maneira virtual no site Tapas.

Esse é um quadrinho no estilo mangá que traz exageros e o humor típicos das suas histórias mais populares, contudo a obra traz elementos nacionais como o uso de expressões típicas da região e alguns pontos turísticos da cidade. Aliás nesse momento a autora utiliza de fotografias que realçam a beleza dos locais. Além de delimitar bem onde algumas situações ocorrem, isso acaba despertando o interesse em conhecer o cenário real da história. 

No início as histórias são delimitadas inclusive pelas cores das páginas sendo a história de Samara com páginas brancas e a de Waldisney com páginas pretas, algo que faz sentido na narrativa. Entre as páginas em o preto e branco, há outras coloridas e  o resultado final não ficou tão bom. Isso porque a tonalidade das cores não ficaram adequadas na impressão, prejudicando a arte em algumas páginas, é possível notar isso já capa em que o protagonista Waldisney ficou muito escurecido. 

Página interna de Vade Retro

A primeira impressão que eu tive na leitura é ter me perdido na quebra entre uma história e outra. Inicialmente pensei que havia sido um erro a quebra repentina entre uma história e outra e isso vinha me frustrando em não perceber a ligação entre as duas histórias. Porém a terceira história trouxe uma ponte sutil entre as duas e percebi que essa sensação de estranheza era proposital e que ainda levaria um tempo para que tudo seja conectado. 

O traço de Dyo traz uma ambientação detalhada e personagens cartunescos, algo não muito diferente de outros mangás. O fato é que a narrativa que é o elementos principal é bem conduzida e conseguiu me deixar curioso em saber como essas histórias irão se encontrar. 

Vade Retro 1 é um ótimo quadrinho que traz duas histórias que inicialmente deixaram-me perdido quanto a relação entre elas. Contudo pouco antes do final, consegui entender a intenção da autora. Eu espero que na segunda edição as cores sejam melhor trabalhadas para que eu consiga aproveitar a arte e visualizar melhor os detalhes da dinâmica dos acontecimentos dessa curiosa história. 

Leia aqui

Página interna de Vade Retro

Ficha técnica: 

Publicado em: junho de 2024

Editora: Independente
Licenciador: Dyo - Alana Vilas Boas
Categoria: Edição Especial
Gênero: Terror
Status: Edição única
Número de páginas: 120
Formato: (21 x 15 cm)
Colorido/Preto e branco/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 50,00

Leia também: 




Comentários