Sabores Raros

 

Capa de Sabores Raros

Um cozinheiro abandona os seus restaurantes e vai para o litoral da Índia e tenta convencer um cineasta a fazer uma série de documentários sobre gastronomia. A partir de um prato de comida, ele conta uma história, demonstrando que há bem mais que ingredientes envolvidos para confeccionar um prato ou uma bebida mas toda uma vida e as lembranças advindas dela. Contudo enquanto isso acontece uma investigação segue em curso e isso leva a crer que tudo aquilo está longe de ser tão simples quanto parece. A Editora Devir publicou esse quadrinho da Boom! Studios em novembro de 2024.

A obra permite que a gente visite a Índia a partir da sua culinária, ainda que você como eu não entenda nada disso. é possível aproveitar a obra. O que me mais me atrai na leitura é o fato de ela oferecer uma maneira diferente de narrar, ainda que consistisse apenas em uma viagem gastronômica, para mim já estava valendo a pena. Porém o mistério e a investigação acrescenta na curiosidade em saber quem são cada um dos personagens e o porquê de eles estarem ali. O que a gente geralmente espera de obras ocidentais é que em algum momento a perseguição predomine, contudo o roteirista Ram V prefere trazer a cultura indiana, inclusive na maneira de conduzir a trama. Por isso a obra causa um estranhamento pela quebra da expectativa em nós ocidentais. O texto é bem mais importante que a ação e vale cada frase e a tradução de Giovana Bomentre conseguiu se colocar no ponto adequado entre o erudito e o coloquial e trazer um texto muito bom para se ler.

Página interna de Sabores Raros

Os desenhos do português Filipe Andrade são adequados a essa proposta diferente com um traço cheio de personalidade e permite cenas com movimento e personagens expressivos além de recursos visuais interessantes como mostrar algumas pessoas a partir do reflexo dos objetos. Andrade já havia feito parceria com V em "As Muitas Mortes de Laila Starr" e consegue se superar nessa obra, inclusive na escolha das cores que passeiam entre as quentes e as frias em sua paleta. 

Sabores Raros é um excelente quadrinho recomendado para quem busca leituras fora do habitual. É inevitável não entrar no óbvio das comparações gastronômicas mas o fato é que os detalhes foram pensados para serem bem apreciados principalmente na qualidade do texto e em trazer uma condução narrativa que vai lhe retirar do óbvio para a sua resolução. Por isso, leia essa obra num momento que você tenha o tempo necessário para dedicar a sua apreciação e você terá percebido que valeu a pena. 

Compre aqui

Página interna de Sabores Raros

Ficha técnica: 

Título Original: Rare Flavours 

Editora original: Boom! Studios 

Roteiro: Ram V 

Desenho: Filipe Andrade 

Tradução: Giovana Bomentre 

Formato: 17 x 26 cm 

Estrutura: 160 páginas coloridas, papel 

couche 90 g

Acabamento: brochura 

Peso: 350 g (aproximado) 

Lombada: 1 cm

Área de interesse: aventura, fantasia

Público: jovem adulto

Preço: R$ 80,00 (estimado)

Página interna de Sabores Raros


Leia também da Editora Devir: 

As Muitas Mortes de Laila Starr

Creepy Apresenta Steve Ditko

Powerbomb! Faça uma Superbomba

Rain - a adaptação em quadrinhos de um conto de Joe Hill

Murder Falcon - O Falcão Matador


Comentários