Ka-Zar o Senhor da Terra Selvagem


Kazar é um homem que vive num paraíso  tropical no meio da Antártica. Ainda que a história se ambiente no presente, ele convive com dinossauros e seu melhor amigo, um tigre-dentes-de-sabre chamado Zabu. Ele é casado com Shanna e possuem um filho: o bebê Matt. Além dos dinossauros, eles convivem com diferentes tribos indígenas.

Kazar também é Kevin Plunder, herdeiro de uma fortuna que tem o irmão como seu algoz, esse arco foi originalmente publicado pela primeira vez no Brasil em 1999. Suas histórias começam com uma tribo rival a que Kazar convive recebe armamentos e demais tecnologias e a missão de matar o herói.

Mark Waid, o argumentista trabalha esse personagem com a dicotomia tecnologia versus natureza. Kevin nasceu em Nova York mas desde criança vive na Terra Selvagem, ja adulto conhece a veterinária Shana. Ele guarda tecnologia como vídeo game, walkman, discman escondido de Shana que gostaria de viver na Terra Selvagem com aquilo que a tecnologia tem pra oferecer.


A tecnologia possibilita o sequestro de Matt e a descoberta do envolvimento do irmão. Para descobrir o porquê disso Kazar e Shana vão para Nova York. Lá descobrem que seu irmão Parnival financiou o ataque a Kazar no intuito de obter a outra metade do amuleto que seu pai deixara com os filhos antes de falecer. Em 1999 esse arco chegava as bancas do Brasil. Ele conta com os argumentos de Mark Waid que trabalha muito bem a dicotomia entre mundo selvagem e civilizado, conflitos entre marido e mulher e, principalmente,  o porquê de Kazar, tendo sido criado desde criança na Terra Selvagem, é tão fascinado pela tecnologia.


O lado ruim desse arco é o fato do vilão ser o Thanos. Nessa época, o universo Marvel estava dividido, Quarteto Fantástico, Hulk e Vingadores estavam num universo compacto criado por Franklin Richards após o Massacre e os demais heróis permaneceram na Terra. A decisão da editora seria fazer com que os heróis que permaneceram cuidassem de um mundo sem as maiores equipes de heróis. Assim os heróis necessariamente teria que se encontrar mais. Porém eu não sei de quem foi a ideia de escalar o Thanos pra enfrentar o Kazar, decisões assim as vezes parte dos editores e as vezes parte do argumentista. Eu considero um desafio grande demais pra colocar pro personagem que ainda que estejamos falando de ficção, é necessário criar uma realidade acreditavel mesmo que Waid tenha justificado bem os interesses do Titã louco pela Terra Selvagem porém o combate com Kazar não é fácil de engolir.

O ponto do vilão é uma questão polêmica que você deve ler por completo pra também opinar já que ha muitos elementos ótimos, já mencionados, além do vilão em si. Um outro destaque da obra são os desenhos de Andy Kubert que detalha a grandiosidade e beleza da Terra Selvagem e o contraste frio e também com grandeza de Nova York além dos fatos que ocorrem nesses locais no decorrer do arco.


Comentários