Os Invisíveis - Ciência Negra

 

Capa de Os Invisíveis Volume 4 publicado pela Editora Panini

Esse é o primeiro arco da segunda fase desse quadrinho. Pouco mais de um ano depois da tortura pela qual King Mob passou, agora ele encontra-se desfrutando de um romance com Ragged Robin enquanto eles aguardam os demais Invisíveis que foram aos EUA para fazer com que Jack Frost desfrutasse um pouco mais da vida. Com toda a célula reunida, chegou a hora de definir os novos papéis de cada membro com a liderança necessariamente indo para outro personagem. Essa não é a única novidade, agora eles tem a missão de invadir uma instalação secreta militar onde foi desenvolvida a AIDS e pegar o antídoto do vírus artificial e em seguida destruí-la. As histórias desse arco foram publicadas pela primeira vez pela Editora Tudo em Quadrinhos na mini-série Os Invisíveis Inferno Unidos da América em fevereiro e março de 1999. Esse arco vai ser republicado em janeiro de 2025 dentro das histórias do terceiro volume da Edição de Luxo. 

Como parte do enredo dessa história ocorre quando a maior parte dos Invisíveis estão sob efeito de drogas, o leitor nem se incomoda por não alcançar todas as referências, até porque não é claro onde acaba a viagem psicodélica guiada pelo roteiro de Grant Morrison e onde inicia os elementos que realmente fazem sentido. Contudo esse arco traz outros elementos que são muito bem trabalhados. Logo de início, a gente se envolve numa teoria da conspiração que motiva os personagens. No final do Século XX, a década de 80 foi marcada pela epidemia de AIDS que assustou o mundo e inspirou diversas teorias. Assim Morrison traz nessa história a teoria de que foi um vírus fabricado para manter a sociedade sob controle e que o governo teria fabricado o antídoto junto com a enfermidade. Como a obra foi produzida na década seguinte, ainda havia o temor muito forte dessa doença sem cura e esse sentimento é bem capturado para a obra. Um outro aspecto bem desenvolvido é o fato de mesmo os personagens terem um amplo conhecimento em lutas e haver armamento de soldados para enfrentar, o embate travado é mental, ignorando o caminho óbvio da narrativa, por isso o antagonismo se dá nessa disputa silenciosa mas que se mostra bem perigosa. 

Página interna de Os Invisíveis Volume 2 arco Ciência Negra

O desenhista Phil Jimenez não só contribui bastante na narrativa com o seu traço realista e detalhado, como cumpre com primor os momentos de delírios originados sob efeito da droga, quando ele precisa retratar os embates mentais nas páginas de imagem ampla com uma diagramação estranha e cheia de detalhes para traduzir o complexidade dos pensamentos do roteirista. Isso nos premia com maravilhosos momentos. É uma pena que a edição que eu tenho, que é um encadernado simples da Editora Panini, não dispõe de textos de material extra, algo que é indispensável quando se edita uma obra tão rica quanto essa. 

Os Invisíveis Ciência Negra é um excelente arco que introduz com maestria essa segunda fase. O roteirista nos dá a possibilidade de ignorar as suas diversas referências e substitui isso com teoria da conspiração e com um embate mental que consegue superar os momentos de luta tão típicos de quadrinhos de ação. Para acrescentar a tudo isso, a arte nos possibilita um efeito próprio na sensação de psicodelia que só os bons quadrinhos conseguem. Contudo apesar de ser o início de uma fase nova, ela só é compreendida se o leitor tiver lido a anterior. 

Compre aqui

Página interna de Os Invisíveis Volume 2 arco Ciência Negra


Ficha técnica do encadernado simples da Editora Panini: 


Publicado em: fevereiro de 2015

Editora: Panini
Licenciador: DC (Vertigo)
Categoria: Edição Especial
Gênero: Alternativo
Status: Série completa
Número de páginas: 188
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 23,90

Leia também: 



Comentários