Os Invisíveis - Entropy in The UK

Capa de Os Invisíveis Volume 3 (2014)


 King Mob e Lord Fanny estão aprisionados em salas diferentes. A Conspiração quer saber se eles são Invisíveis e onde estão os demais da Célula. Enquanto isso, um dos membros da Célula Invisível continua desaparecido e as duas restantes não fazem ideia de onde estão todos os demais. É, parece que agora o fim está próximo para eles. Esse arco foi publicado pela primeira vez no terceiro encadernado de Os Invisíveis publicado pela Editora Panini em outubro de 2014. A sua republicação mais recente foi na edição de luxo de Os Invisíveis número 2 publicado em setembro de 2024. 

Grant Morrison faz um roteiro aparentemente arrastado sobre a tortura de King Mob. Enquanto ele explora os mecanismos de defesa do protagonista, ele dá a impressão de que aos poucos esses vão se mostrando insuficientes aos ataques químicos e psíquicos e aos poucos a origem do personagem é revelada, juntamente com as identidades que ele usou através dos tempos. 

Página interna do arco Entropy in The UK

Quem teve maior destaque nesse arco foi o desenhista Phil Jimenez, o qualidade do seu traço nesse arco vai além do seu lindo estilo detalhista. O artista coloca no papel a complexa viagem psicodélica do roteiro de Morrison. Chamou-me a atenção dois momentos: quando ele detalha a luta de Boy com um enquadramento inusitado e já bem próximo do final quando ele faz um quadrinho que pega quase uma página inteira com momentos da vida real e imaginária de King Mob num desenho que permite que a gente sinta o desnorteamento do torturador. Além desse arco, há mais seis histórias no encadernado de 2014, a dificuldade de compreendê-las vai ladeira acima a ponto de eu só ter gostado mesmo desse arco. 

Os Invisíveis Entropy in The UK é um ótimo arco que eu consegui aproveitar melhor ao descartar aquele amontoado de referências ali existentes. A batalha psíquica é o que torna a história mais interessante e os possíveis detalhes da vida do protagonista que aparecem inicialmente soltos mas vão fazendo algum sentido ali próximo ao final. Por isso, descartando os excessos do roteirista, é uma história que tem uma essência interessante e que vale a pena a leitura, pena que as histórias soltas seguintes a elas ficaram cada vez mais difíceis para eu entender alguma coisa. 

Compre aqui a edição de luxo


Ficha técnica do primeiro encadernado:

Publicado em: outubro de 2014

Editora: Panini
Licenciador: DC (Vertigo)
Categoria: Edição Especial
Gênero: Alternativo
Status: Série completa
Número de páginas: 236
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 25,90

Leia também: 

Os Invisíveis - She-Man

Os Invisíveis - Arcádia

Os Invisíveis - Pra Baixo e pra Fora no Céu e no Inferno

Comentários