Doutor Ooguro é o astrônomo que descobriu um novo planeta através de um buraco de minhoca. Ele resolveu colocar nele o mesmo nome da sua filha recém nascida Remina, a coincidência é que as suas pesquisas demonstraram que o planeta surgiu no mesmo ano de nascimento da sua vida. Porém o planeta possui uma órbita incomum e se movimenta na velocidade da luz. Durante esse trajeto o planeta devora outros e agora ele está vindo em direção à Terra, colocando a vida do nosso planeta em risco. Essa é uma obra do quadrinhista de terror Junji Ito que foi publicada originalmente pela Editora Shogakukan e a Editora Devir publicou no Brasil em fevereiro de 2024.
Junji Ito é um quadrinhista que sempre ganha pelo inusitado, até porque histórias de terror acabam tendo um enredo bem parecido. Ito procura enredos diferentes para causar medo e para isso ele criou um planeta assassino com movimento próprio e que devora outros planetas. Porém o que ele ganha em surpreender, nesse quadrinho ele perde na condução dos seus personagens. A Remina humana é uma jovem que se torna famosa pelo simples fato de ter o nome de um planeta e só isso faz com que ela tenha milhares de fãs. Quando o planeta Remina vem em direção à Terra, uma boa parte dos seus admiradores passam a odiá-la, culpando-a pela tragédia iminente. Esse fato seria um bom ponto de partida pra explorar um tema como a efemeridade da fama mas não é isso o que acontece.
Junji Ito demonstra ter alguns sub temas para explorar enquanto o enredo principal acontece mas apressa toda a narrativa e acaba se concentrando na perseguição a protagonista gerada pelo desespero humano. Somado a isso vem aquelas narrativas que eu acho bem chata de pessoas que amam desesperadamente quem acabou de conhecer. Um outro ponto mal explorado é a gente não saber direito quando acaba a fantasia e inicia a ficção científica. Isso porque há momentos que a gente esquece qualquer lei da Física e se deixa levar pela trama e em outros o autor quer justificar acontecimentos como se fosse algo crível. O fato é que para você entrar nessa história você tem que apenas se levar pela imaginação do que é ou não é Física e pronto, aceitar a trama do jeito que ela é.
O traço utilizado na obra é bem simples, isso é uma característica do autor que procura detalhar bastante as páginas com maior ênfase no horror dos acontecimentos. Ele também faz isso aqui, apesar de ele detalhar menos e não gera a sensação de surpresa ou repulsa como costuma ocorrer. O fato é que os acontecimentos aparecem tão rápido que não transmite emoção na leitura e leva a um final decepcionante e esquecível.
Planeta Demoníaco Remina é um quadrinho que atrai o leitor de histórias de horror que curte enredos inusitados mas infelizmente fica nisso mesmo. A narrativa com personagens sem uma interação interessante, algumas subtramas ou críticas que são abandonadas pelo caminho, além de um traço que não empolga, faz com que essa não seja uma boa leitura. A obra mostra que a opção pelo surpreendente algumas vezes não funciona devido a ser tão distante da realidade que leva o leitor a não imaginar aquilo ocorrendo e muito menos sentir algum temor.
Ficha técnica:
Editora Original: Shogakukan
Roteiro e arte: Junji Ito
Tradução: Arnaldo Oka
Formato: 17 x 24 cm
Lombada: 2 cm
Estrutura: 252 páginas PB
Acabamento: brochura com orelhas
Peso: 512 g
Área de interesse: terror, sobrenatural
Público: adulto
Preço: R$ 79,90 (estimado)
Comentários
Postar um comentário