Corporação Vingadores

Capa de Avante Vingadores 1


Vespa é levada a investigar o assassinato de seis supervilões, tudo levava a crer que eles estavam mortos mas isso comprovou ser um exagero. A investigação levou ao confronto com outros supervilões que apareceram por lá, dificultando muito a vida da Vingadora, até que um dos supostos supervilões mortos apareceu para ajudá-la: Tufão. Com o estranho surgimento de superpoderes similares ao de Visão, Tufão assumiu a identidade de Vic Shade, a mesma que o Visão usava nos seus primeiros anos. Com tantos mistérios em torno disso, o prefeito Luke Cage insiste pra que Vespa continue investigando e faz apenas um pedido: "não use uniformes, o Rei do Crime quando prefeito queimou a reputação dos heróis". Essa é uma mini-série em cinco partes publicada na revista Avante, Vingadores números 1 a 5 pela Editora Panini nos meses de março a julho de 2024. 

O roteirista Al Ewing vende um peixe muito bem. A proposta é se afastar da estética do super-heroismo inicialmente e trazer um quadrinho de investigação. Como complemento a isso, ele traz uma bomba logo no final da primeira parte: o retorno do falecido Hank Pym, que agora estava com o rosto envelhecido que lembra o ator do filme da Disney que interpreta o seu papel. A narrativa segue naquele estilo noir de narração em primeira pessoa e é ela que vai ser a referência inclusive para o estilo dos desenhos. 

Um elemento que contribuiu bem com a proposta do enredo é o traço de Leonardo Kirk que tem um estilo mais voltado pro realista só que com poucos detalhes e bem sujo, o que deixa um traço bem peculiar e se afastando das histórias típica de super-heróis. Inclusive os desenhos são o melhor dessa história por conseguir se manter constante durante toda a história.

Página interna de Avengers Inc 1


Contudo essa é uma obra com alguns poréns a começar por usar Vingadores no título, se a proposta é ser uma série fechada em cinco números, o mais coerente seria chamar Vespa. Um outro aspecto e dessa vez negativo é que, após apresentar o enredo na primeira parte, a série cai em qualidade narrativa tornando-se um episódio do Scooby Doo (e isso NÃO é um elogio). Esse meio da mini-série são citados personagens que talvez nem os maiores leitores de Vingadores e Thor lembrariam já que são os coadjuvantes dos coadjuvantes. Em seguida, vem o melhor desse quadrinho: a explicação próximo ao final que mesmo sendo bem complicada, deixa a leitura interessante e deixa uma expectativa do retorno de  personagem que terá relevância para o Universo Marvel a partir dessa história. É aquele tipo de material que se fosse feito em três partes seria excelente. 

Corporação Vingadores é uma leitura cheio de altos e baixos: começa bem, tem um miolo ruim e melhora muito ao final. Já nos desenhos a qualidade se mantém ótima todo o tempo. A leitura inicialmente me passou a ideia de que seria um quadrinho para fãs dos Vingadores devido as referências bem específicas, contudo se você conseguir vencer o tédio da leitura do meio até a explicação do mistério principal, você irá se deparar com uma ótima leitura bem desenvolvida e que deixa um gancho que pode ser aproveitado em histórias com repercussão em todo o Universo Marvel. 

Compre aqui: 

Imagem interna de Avengers Inc 2


Destaque da obra: 
- Retorno de Hank Pym 
- Retorno de Ultron 

Leia também: 




Comentários