Pantera Negra - Tudo Isso e o Mundo Também

ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS 

T'Challa perdeu a coroa de Wakanda e, nos Vingadores, a sua liderança vem deixando a desejar. O pior é que uma péssima decisão que ele tomou há alguns anos só piora ambas as situações. O Pantera Negra resolveu espionar todos os heróis registrando as suas fraquezas pra caso em algum momento o mundo estivesse sobre risco de governos tomarem decisões que colocasse risco a humanidade, ele iria resolver tudo com a ajuda dos wakandanos que ele colocou estrategicamente como observadores em diversos países pelo mundo. Porém essa estratégia foi descoberta e sabotada e levou a morte um grande amigo seu que era um dos espiões: Jhai. Agora um grupo se apoderou dos maiores centro de dados do mundo, sem eles a internet não funciona e os terroristas deixaram um recado: "Vivam livremente mas vivam em paz, senão..." O Pantera Negra descobre que o grupo utiliza de tecnologia wakandana e pra piorar é chefiado por alguém que teve acesso aos dados de todos os heróis da Terra. Agora o Pantera Negra terá que reunir um grupo de heróis que ele não monitorou para sair dessa situação. Esse arco foi publicado no mix da revista mensal Avante Vingadores números 12 a 16 entre agosto e dezembro de 2023 pela Editora Panini. 

O roteirista John Ridley não tem receio algum de castigar o Pantera Negra e traz uma história que arrasa a sua reputação tanto como Vingador quanto como Rei de Wakanda e a dúvida é: o que vai restar de T'Challa? Ainda que o enredo dessa fase lembre diretamente uma situação que o Batman já causou, a maneira como o roteiro se amarra em toda a história do herói acaba deixando tudo interessante. Ao meu ver, uma boa história não precisa ser original até porque querendo ou não cata roteiro se inspira em algum outro. Ainda que um enredo seja parecido com o outro, é a maneira como a história é desenvolvida que vai importar. 

Ridley cria uma situação que quebra T'Challa por dentro a ponto de todos, inclusive ele, achar que merece todo o sofrimento pelo que vem passando. Para encerrar com chave de ouro há a situação humilhante em que o Pantera é submetido pelas mãos de Namor. O atlante, que há  algum tempo é um grande desafeto de Wakanda, não precisa dar um soco, basta oferecer ajuda! O pior é ter que aceitá-la por ordem da principal lider do seu país. Como para o roteirista nenhum castigo é pouco, ele aproveita pra que exilar o Pantera Negra de Wakanda ao final do arco. Tudo isso é narrado de maneira espetacular com a contribuição do traço realista do argentino German Peralta. 

Pantera Negra Tudo Isso e o Mundo Também é um ótimo arco que busca desmerecer os principais títulos que descrevem o personagem: o de Vingador e o de rei de Wakanda. O enredo o coloca numa situação que não foi criada por um vilão mas mostra que todo o sofrimento de T'Challa proveio de péssimas decisões que ele tomou. É esse status quo que torna a história interessante, justamente por retirar o protagonista da situação de herói virtuoso. Essa fase tem se mostrado bem acessível a qualquer leitor, ainda que faça menção a outros acontecimentos anteriores a ela, a narrativa permite que isso não atrapalhe a compreensão da mesma. 

Compre aqui: 

Avante Vingadores 12 , Avante Vingadores 13 , Avante Vingadores 14 , Avante Vingadores 15 , Avante Vingadores 16



 Destaque da obra: 

Pantera Negra é exilado de Wakanda


Leia também: 

Pantera Negra - Guerras Rurais

Pantera Negra - A Longa Sombra

Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Parte Quatro - Wakanda sem Grilhões

Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Livro Três - Duas Mil Estações

Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Livro Dois - O Advento do Meu Nome

Comentários