É comum que crianças criem fantasias na idade escolar sobre monstros e fantasmas que habitam a escola. Nessa obra de Taiyo Matsumoto (quadrinhista autor de Tekkon Kinkreet e Sunny), a realidade se divide e nos leva a questionar se aquilo que o protagonista Yuki Tachibana vê é real ou fruto de um delírio psicótico. Essa obra foi lançada pela Editora Shogakukan e foi publicada em dezembro de 2023 pela Editora Devir num volume único.
O autor tem um estilo bem diferente do habitual tanto na narrativa quanto nos desenhos, um estilo que não procura seguir um padrão definido. Isso faz com que a leitura do quadrinho não ficasse atraente pra mim já que a narrativa ficou bem picotada, o foco narrativo muda com frequência e isso fez com que eu me dispersasse. Porém eu preciso admitir que o efeito de não saber se os acontecimentos são reais ou imaginários é bem interessante.
Se a narrativa muda com frequência, isso também pode ser percebido no estilo do traço que vai de poucos momentos bem detalhados para a maior parte do tempo no seu estilo pessoal até chegar a alguns momentos com um estilo bem minimalista. Esse traço se conecta bem com a estranheza que o roteiro pretende passar. Eu preciso destacar a maneira como ele utiliza o foco da câmera utilizando ângulos inusitados.
Gogo Monster não foi um quadrinho que me atraiu, como obra longa eu me encontrei em vários momentos de tédio. Essa é uma obra feita para quem gosta de fugir de um meio narrativo comum. Eu até gosto de um estilo ousado mas a constante mudanças narrativas e os diálogos curtos e diretos são elementos que acabam retirando o meu interesse na leitura.
Ficha técnica:
Título original: GOGOモンスター
Editora Original: Shogakukan
Roteiro e arte: Taiyo Matsumoto
Tradução: Arnaldo Oka
Formato: 15 x 21 cm
Lombada: 2,5 cm
Estrutura: 468 páginas PB (com 2
páginas coloridas)
Acabamento: brochura com sobrecapa
Peso: 600 g
Área de interesse: mangá, Japão,
sobrenatural, suspense
Público: adulto
Preço: R$ 95,00 (estimado)
Leia também da Editora Devir:
Vênus Invisível Coleção de Histórias Curtas - O Melhor de Junji Ito
Zôo no Inverno - uma história romântica de um mangaká iniciante
Gyo - um mangá que utiliza do olfato pra realçar o terror
Marcha para a Morte - o mangá que escancara o horror e a estupidez da guerra
Comentários
Postar um comentário