A Saga do Flash 1 - Ano Um

 


Apesar de tudo na DC envolver Superman e Batman ou os seus coadjuvantes, é através do Flash que grandes sagas da DC tomaram o peso que tiveram. Nesse sentido eu cito Crise nas Infinitas Terras e Ponto de Ignição pra ficar em apenas dois. Flash é um personagem que foi reinventado e os três principais personagens que utilizaram esse título foram: Jay Garrick, Barry Allen e Wally West. Toda a geração que adorou os quadrinhos DC dos anos 90 vai ter uma lembrança especial por Wally West, inclusive a personalidade dele acabou influenciando os personagens da animação e dos filmes mais atuais. Wally é o super-herói brincalhão bem diferente do sério e pensativo Barry. Essa edição traz o início dos encadernados que vai trazer uma das fases mais elogiadas do Flash Wally West. Esse encadernado traz histórias publicadas em Coleção de Graphic Novels número 44 da Eaglemoss em julho de 2017 e em DC 2000 49 da Editora Abril em janeiro de 1994. Esse encadernado foi publicado pela Editora Panini em abril de 2023. 

Ano Um é um arco em quatro partes em que Wally West conta a sua origem e o seu treinamento com Barry Allen. O roteirista Mark Waid aproveita pra fazer uma homenagem a Allen que na época era tudo como falecido. West já era uma criança que admirava o Flash quando recebeu os poderes e teve o privilégio de ter o ídolo como tutor. Waid consegue transmitir muito bem em palavras a emoção dessas lembranças. Assim, ainda que a origem do Kid Flash seja tão horrível quanto esse nome, o roteirista consegue despertar emoções mantendo a origem escrita há décadas. Além disso, ele acrescenta o distanciamento familiar de Wally fazendo com que a sua tia Íris West e o Flash assumissem a imagem das suas figuras paternas. A complicada relação de Wally com seus pais biológicos também está presente para conectar com os problemas de inúmeros leitores adolescentes que possuem situação similar.

O traço de Greg Larocque interage bem com o enredo já que a leveza do texto permite o tom cartunesco dos desenhos e além disso essa característica possibilita muito movimento nas imagens, algo imprescindível nas histórias do Flash. É emocionante a maneira criativa como os Flashes utilizam os seus poderes. Inclusive o aspecto científico inserido nas histórias não se atém apenas no argumento, os desenhos também transmitem como conceitos de inércia e velocidade são aplicados. Os demais desenhistas que estão presentes nesse encadernado são o mexicano Humberto Ramos e Jim Aparo. 

Além do arco Ano Um há duas história curtas e a última que traz a participação especial do Aquaman. As histórias curtas são sobre os primeiros dias de Wally como Flash mas com uma qualidade bem inferior, ainda assim faz sentido estarem lá pelo fato da proposta desses encadernados trazer o material completo ainda que seja descartável. 

A Saga do Flash 1 traz um excelente arco introdutório que, além de definir bem Wally como o novo Flash, presta uma homenagem interessante ao então falecido Barry Allen. Por isso, ainda que você nunca tenha lido nada desse personagem, vale a pena começar por aqui já que a intenção na época era realmente atrair novos leitores e os criadores conseguiram fazer isso de maneira satisfatória.  Esse é uma história divertida que consegue atingir emocionalmente tanto os fãs de Barry Allen quando os de Wally West. 

Compre aqui



Publicado em: abril de 2023

Editora: Panini
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 144
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 39,90

Leia também: 

Comentários