T'Challa resolveu realmente levar o cargo de líder dos Vingadores a sério mas para isso ele precisava deixar Wakanda segura. Para isso, ele modifica a chefia política do país que passa a ser uma democracia liderada por uma Primeira Ministra. Além disso, ele já deixou articulado um plano secreto caso os países resolvam se insurgir contra o seu reino. O seu plano envolvia deixar alguns wakandanos em diferentes países por anos em alerta, caso ele viesse necessitar da ação de algum deles por lá. O fato é que um grupo ninja os descobriu e um deles foi assassinado, no caso, o melhor amigo do Pantera Negra. Se alguém sabe tanto assim sobre o seu plano secreto, significa que ele e o seu reino estão em risco e não há mais como cumprir a promessa de liderar os Maiores Heróis da Terra. Esse arco foi publicado no mix da revista Avante Vingadores números 1 a 5 e 7 e 8 publicados pela Editora Panini em setembro a dezembro de 2022, janeiro, março e abril de 2023.
O roteirista John Ridley traz um enredo interessante e inicialmente o desenvolve de uma maneira satisfatoriamente razoável. Porém uma série de reviravoltas, acrescentada pela maneira como Shuri conduz as investigações sobre quem seria o responsável por toda a trama vai levando o nível de satisfação pela leitura numa crescente. Ridley aproveita pra trazer um Pantera Negra paranóico e que acaba por ser obrigado a lidar com as várias consequências que as suas decisões individuais o colocou.
As primeiras partes do encadernado são desenhadas por Juan Cabal que possui um traço cujos personagens são bem apagados. O que acaba salvando são as cores de Frederico Blee. Porém com o avançar das edições ele vai dividindo o lápis com Ibrahim Moustafa que possibilita uma melhor expressão mas passa a agradar realmente quando Stefano Landini assume no final do arco, trazendo uma contribuição tanto para o movimento quanto para a expressividade dos personagens. Assim esse desenhista consegue momentos realmente impactantes visualmente.
Um destaque que eu não poderia deixar de passar batido. A edição 3 de Avante Vingadores onde é publicado esse arco também traz uma história curta do Pantera Negra escrita e desenhada pelo senegalês Juni Bá. Você irá notar nessa curta história que a narrativa é muito diferente do que você está acostumado a ver nos roteiros estadunidenses. Nada mais corrente do que um africano criar uma história de personagem africano contada como se fosse um conto folclórico de alguma região do continente.
Pantera Negra A Longa Sombra traz uma trama que divide ação com investigação e com pitadas de política que torna uma ótima história a ser apreciada. A fase anterior do roteirista Ta-Nehisi Coates é citada de maneira sutil mas se você vai começar a ler o personagem ou está afastado dele a um bom tempo é possível entender os acontecimentos, no máximo vai precisar fazer uma pesquisa simples sobre o Impéro Intergaláctico de Wakanda mas ainda assim vai ser possível compreender grande parte dessa história cuja leitura eu recomendo.
Compre aqui
Avante Vingadores 1 , Avante Vingadores 2 , Avante Vingadores 3 , Avante Vingadores 4 , Avante Vingadores 5 , Avante Vingadores 7 , Avante Vingadores 8
Leia também:
Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Parte Quatro - Wakanda sem Grilhões
Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Livro Três - Duas Mil Estações
Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Livro Dois - O Advento do Meu Nome
Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Livro Um - Milhares se Foram
Comentários
Postar um comentário