Júlia aventuras de uma criminóloga 7 - A Longa Noite de Sheila

 


Uma mulher é deixada a noite num parque e ao amanhecer seu corpo sem vida é encontrado, aparentemente o seu namorado é o principal suspeito já que foi ele quem a deixou lá. Em março de 2020 a Mythos Editora republica essa edição do fumetti da criminóloga Júlia Kendall. 

Eu sou uma pessoa que cita as diversas situações de preconceito sutis presentes nos gibis da Júlia (links das resenhas ao final desse texto). Essa edição traz como vítima uma mulher negra e principal suspeito é um homem de mesma cor. Aqui o racismo está como um dos temas do enredo e o roteirista Giancarlo Berardi trata com o cuidado necessário do assunto (o problema das suas histórias costuma estar nas sutilezas), com exceção de como Emily é retratada,mas esse é um problema desde a concepção da personagem e eu já falei muito sobre isso. 

O problema do gibi está no desenvolvimento da trama, Júlia costuma traçar ótimos perfis psicológicos dos assassinos mas aqui eu não vi uma lógica em como ela chegou a sua conclusão. É bem verdade que essa é uma história de ficção e eu não tenho que ficar exigindo detalhes científicos no enredo, contudo o autor trata tão bem de conhecimentos psicanalíticos em outras gibis que acaba me deixando mal acostumado. Um outro momento que eu não gostei foi a reviravolta do final, achei forçada e ficou como um elemento estranho ali. 

Os desenhos são de Luigi Siniscalchi que faz um bom trabalho com poucos traços, a arte é simples e dá conta do recado. Eu acho que desenhos e roteiros ficaram no mesmo nível. 

Júlia Aventuras de uma criminóloga 7 é uma boa história mas não achei convincente a forma como a protagonista chegou a sua conclusão além de ter uma reviravolta no final mal trabalhada. Apesar disso é uma história que diverte os leitores não tão exigentes. 

Compre aqui


Ficha técnica:

Tradutor: Júlio Schneider

Publicado em: julho de 2020

Editora: Mythos
Licenciador: Sergio Bonelli Editore
Categoria: Edição Especial
Gênero: Policial
Status: Em circulação
Número de páginas: 132
Formato: (16 x 21 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 30,90


Leia também:





Comentários