ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS
Hank Kowalski é um típico viciado em jogo que acha que a sorte está sempre rondando e que, na sua próxima jogada, ela irá brilhar e conseguirá repor todo o seu dinheiro perdido. Nas mesas de cartas nos cassinos dos EUA, ninguém sabe a procedência dos jogadores. Hank está na mesa com o herdeiro de uma das 13 famílias mais influentes do país e não faz a mínima ideia da distância que a sua vida está da vida dele.
A partir daí, ao apresentar detalhes sobre a vida desse jovem, finalmente ficamos conhecendo quem são as 13 famílias misteriosas de 100 Balas que se definem como O Cartel e cujos membros ostentam o broche que traz o símbolo de uma mão e o número XIII na sua palma. Os cabeças de cada uma delas vão se reunir pra definir um novo futuro.
Até então essas pessoas poderosas eram mediadas pelos Minute Man, um grupo de assassinos que resolviam assuntos externos para elas e acabavam intervindo para evitar conflitos entre as mesmas. Isso se manteve por muito tempo, até o agente Graves se recusar a fazer um serviço, com a desobediência, elas decidiram que os Minute Man deveriam acabar e eles foram mortos um por um, ou foi isso que eles acreditavam!
Agente Graves age pelas sombras e possui armas, balas rastreáveis e milhares de segredos que pode convencer pessoas comuns a se vingarem de quem destruiu a sua vida, inclusive membros das 13 famílias.
O roteirista Brian Azzarello conduz uma narrativa com dois personagens até então inéditos, a vida deles tomam rumos opostos na história, de um lado o glamour da vida de Benito Médici, o jovem cujo único esforço que teve que fazer na vida foi ser filho de um milionário e a triste vida de Hank, cuja esposa doente sofre a míngua por não ter um plano de saúde e morar num país sem um atendimento universal de saúde pública. Essa contradição nos deixa indignados ao perceber que tanta gente se vira como pode enquanto 13 famílias desfrutam de tudo o que é possível comprar e o quanto isso é uma metáfora da vida real.
Brian Azzarello traz em seu roteiro uma dicotomia entre dois personagens completamente opostos na sua classe social. Além disso aproveita pra apresentar sobre o significado do XIII que até então vinha aparecendo de maneira misteriosa. Tudo isso sobre o lápis discreto de Eduardo Risso que traz imagens com sensualidade e usa muito bem o contraste do claro e escuro pra focar apenas no detalhe da imagem que ele quer que o leitor se atente. 100 Balas - Balada de Um Valete é um excelente arco em três partes que ao mesmo tempo que revela segredos, enfatiza que há muito outros a serem descobertos.
Destaque da obra:
- reveladas as 13 famílias que detêm o domínio nos Estados Unidos.
Leia também:
100 Balas - Parlez Kung Vous
100 Balas - Coração Quente, Matador Frio
100 Balas - Tiro pela Culatra
100 Balas - Atire Primeiro, Pergunte Depois
Comentários
Postar um comentário