Poderosa - 2 (2024)

 

Capa de Poderosa 2 publicada pela Editora Panini

Superman dá uma missão a Poderosa: descobrir a origem de um vírus kryptoniano que só afeta humanos. Para desvendar esse mistério a heroína vai utilizar os recursos da Fortaleza da Solidão do Homem de Aço. Ainda que o herói discorde, Poderosa desconfia que esse desafio tem relação com a nave que a transportou para a Terra Primordial e que deu memórias falsas a ela baseadas em inteligência artificial. A Editora Panini publicou esse encadernado em fevereiro de 2025.

Esse encadernado pode ser dividido em três partes: o primeiro arco maior com 4 histórias, uma história solo do Raiado e um arco em duas partes que conta com a participação da Supergirl. A roteirista Leah Williams já inicia esse encadernado deixando a cabeça do leitor confusa. A edição de estreia mostrava uma reformulação da personagem com poderes mentais. Para onde eles foram ainda estou sem entender. Em vez disso, a Protagonista aparece com um outro poder: o Soco Astral. Essa nova habilidade foi apresentada na minissérie Planeta de Lázaro e a roteirista utiliza raramente aqui. Essa não é a única confusão de Williams! Eu acho interessante a proposta dela de fugir do habitual das histórias de super-heróis com uma narrativa que se concentra nas reflexões da personagem e dos diálogos bem humorados com a sua companheira Sina. Isso faz com que por um bom tempo a sua investigação seja deixada de lado e as brigas pouco apareçam. Isso funciona devido a habilidade da autora com as letras que deixa o argumento interessante. Porém para cada divisão desse encadernado, há uma proposta diferente! A história do Raiado é bem infantilizada e possui conexões com o arco seguinte. No encontro com a Supergirl a narrativa aproxima-se com uma história de contos de fadas e aí ela perde o meu interesse na leitura já que a narrativa fica chata e a resolução dos desafios parecem ser muito fáceis. 

Página interna de Poderosa 2

O paulista Eduardo Pansica é o destaque entre os desenhistas. Como o primeiro arco tem uma narrativa centrada no argumento, é interessante que os desenhos enfatizem as expressões faciais  dos personagens como o artista fez aqui. Além disso, um traço cheio de detalhes deixaram as páginas muito bonitas. Já o último arco, cujo argumento não me agradou, também foi prejudicado pela narrativa confusa que a desenhista Marguerite Sauvage fez principalmente no momento das lutas. 

Poderosa 2 começa até bem com uma proposta mais introspectiva da protagonista, já que a roteirista demonstrou boa habilidade no argumento que soube ser bem adaptado na tradução de Rodrigo Barros. Contudo o que se segue daí é ladeira abaixo, com uma história bem ingênua do Raiado e um tedioso conto de fadas estrelado por Poderosa e a Supergirl. Aqui já demonstra que a gente não tem o que esperar do que de início parecia ser uma reformulação, a começar pelos poderes de Poderosa. Parece que o interesse em querer apresentar uma personagem diferente do Superman só a aproximou ainda mais das histórias dele, inclusive quando a sua alter ego Paige Stetler também trabalha como repórter no Planeta Diário. Contudo se você ler apenas as 4 primeiras histórias, vai contar com um ótimo encadernado. 

Compre aqui

Página interna de Poderosa 2


Ficha técnica: 

Publicado em: fevereiro de 2025

Editora: Panini
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 160
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 51,90

Leia também: 

Comentários