Avante Vingadores - a equipe de 2025

 

Capa de Avante Vingadores 33 publicado pela Editora Panini

Após os acontecimentos da minissérie Caçada Sangrenta, o Capitão América decide formar uma nova equipe que se apresenta ao mundo como VINGA.D.O.R.E.S. (Vingadores Destacados para Operações de Respostas a Emergência e Salvamentos). É uma equipe extensa que conta com 11 membros que se revezam em turnos. Assim enquanto alguns membros estão em missão, os demais ficam na mansão conversando sobre a vida. Dentre eles, a surpresa fica por conta da ex-membro do Quarteto Futuro chamada de Arco-Íris que deixou de ser uma criança e divide o seu tempo como super heroína com a universidade. Como ocorre com frequência, o título da história é bem diferente do título que a equipe assume. A Editora Panini publicou essa minissérie em Avante Vingadores números 33 a 37 (ou 15 a 19) nos meses maio a setembro de 2025. 

O nome como a equipe se apresenta já me deu muita vergonha alheia. Sério que é uma sigla pra formar Vingadores? A proposta do roteirista Steve Orlando é de ser uma obra leve que permita que o leitor visite diversos locais da Terra com o intuito de ser apresentado ao status quo da Marvel nos seus diversos lugares. Por isso faz todo o sentido a equipe ir pra fronteira da Latvéria onde Destino vive como atual Mago Supremo ou ir pra um lugar de enfrentamento entre vampiros e seus caçadores mostrando as consequências de Caçada Sangrenta. 

Página interna de Avengers Assemble 1


Um outro acerto do roteiro está no fato de que em cada missão ser escalado por volta de 4 membros. Isso permite deixar a página mais limpa e com isso poder trabalhar bem o protagonismo de cada um deles na história. Contudo os heróis que ficam na mansão estão ali pra conversarem sobre a sua vida pessoal e trivialidades, o que não funcionou muito bem, pareceu apenas um desperdício de espaço. Além disso, cada história é diferente entre si, dando a impressão de ser inspirado nos quadrinhos dos anos 70, com cada história sendo resolvida em uma edição. Mas a semelhança ficou só nisso mesmo! As histórias são bem esquecíveis e não empolgam em nada. Como era de se esperar, há um sub enredo que permeiam as 5 histórias: as ações da Sociedade da Serpente sob a influência de Mefisto. Claro que isso iria desemborcar como o ápice da última edição que dessa vez contou com a equipe inteira. A Sociedade da Serpente é um desafio interessante para o Capitão América enfrentar sozinho, mas não para um equipe de equipe de 11 Vingadores superpoderosos. Contudo o final ainda assim conseguiu ser o melhor dentre as histórias. 

Os desenhos são de Cory Smith, Marcelo Ferreira, a italiana Valentina Pinti e o cearense José Luís. Dentre eles eu destaco o traço de Marcelo Ferreira pela sua dinâmica. É muito bom quando um desenhista sabe representar a habilidade e a velocidade de luta de Shang-Chi. Além de um belo traço os seus quadrinhos trazem muito movimento o que acrescenta muito nas páginas de ação. 

Avante Vingadores de 2025 é uma obra com boas intenções mas mal conduzida. Como é complicado que uma pessoa acompanhe todo o Universo Marvel, é interessante que algum dos quadrinhos visite os diversos contextos para que o leitor tenha ideia do status quo. A hq acerta também no fato de formar mini equipes nas missões e tirar a chefia do Capitão América em tudo, dando espaço para que os heróis aproveitem a sua experiência e assim encontrem dentre eles naturalmente as melhores estratégias para cada desafio. Porém as histórias são esquecíveis e só a última edição traz algum entusiasmo, chegando a ser ridículo como a situação foi resolvida na Latvéria. Por isso, essa é uma boa obra mas para quem realmente precisa de um passatempo descompromissado. 

Compre aqui 

Avante Vingadores 33 , Avante Vingadores 34 , Avante Vingadores 35 , Avante Vingadores 36 , Avante Vingadores 37

Página interna de Avengers Assemble 2


Leia também:

 Fabulosos Vingadores - Queda de X

Corporação Vingadores

Vingadores Secretos - Salve o Império


Comentários