Fabulosos Vingadores - Queda de X

 

Capa de Avante Vingadores 6 publicada em 2024 pela Editora Panini

De tempos em tempo, os Vingadores lembram que os mutantes são uma raça vítima de injustiças que algumas vezes levam ao assassinato de vários deles, só aí eles resolvem ajudá-los. O adjetivo "fabuloso" costuma ser utilizado para designar os X-Men, portanto os Fabulosos Vingadores passa a ideia de uma equipe dos Maiores Heróis da Terra que contam com mutantes em sua composição. A primeira vez que esse título foi utilizado, foi após o evento Vingadores versus X-Men, agora com o fim da era em que os mutantes se organizaram na cidade-Estado de Krakoa, Capitão América resolve montar uma equipe para ajudar a evitar a extinção dos mutantes. Essa mini-série foi publicada na revista Avante Vingadores números 6 a 9 (24 a 27) entre agosto e novembro de 2024. 

Em 2020 iniciava a citada nova fase dos mutantes com as séries Dinastia X e Potência de X. Como muitos, eu fiquei empolgado com a proposta de finalmente os mutantes terem a sua virada de mesa e dar as cartas, dessa vez com poder político à altura das potências mundiais. Contudo a série foi explorada com excesso e acabou trazendo muito material classificado como ruim e péssimo que precisava ser lido numa série cujas histórias tinham muita relação entre si. Isso fez com que nem o criador da proposta Jonathan Hickman permanecesse e, por isso, a qualidade das histórias passou a ficar cada vez pior, tanto é que eu desisti de ler no meio do caminho. Como eu estou lendo as histórias publicadas em Avante Vingadores, essa mini-série acabou caindo em minhas mãos. 

Na trama, a organização humana Orchis, que passou a combater Krakoa, criou uma cópia do chamado Capitão Krakoa, sob os planos secretos de Modok e Doutor Estase. A intenção é atingir ainda mais a opinião pública contra os mutantes com a criação do grupo terrorista Frente de Libertação Mutante que acabou roubando uma bomba nuclear. Para se contrapor a essa armação, o Capitão América resolve formar uma equipe de Vingadores com alguns mutantes para tentar resgatar a confiança das pessoas e impedir os planos do Capitão Krakoa. Essa equipe é chamada de Esquadrão Unidade dos Vingadores. 

Página interna de Avante Vingadores 6

O roteirista Gerry Duggan constrói uma trama baseada no mistério sobre a identidade desse Capitão Krakoa, já que o Ciclope havia usado esse título antes dessa mini-série . No meio da história há aquele típico discurso do Capitão América sobre o que é ser "americano". Ainda que seja uma fala muito clichê, ela estava inserida dentro de um contexto de país que vive a hipocrisia de se afirmar como Terra da Liberdade mas que elege por duas vezes Donald Trump como presidente, situação que tem uma relação direta com a perseguição constante que os mutantes vivem. Além disso é interessante as demais surpresas que a história revelam do início ao fim e que estão bem relacionadas com outros acontecimentos do universo Marvel. 

O desenhista espanhol Javier Garrón traz um ótimo traço bem de acordo com o estilo de vários outros quadrinhos da Marvel, o que surpreende é como ele transmite em imagem a violência do roteiro a ponto de até o Capitão América tomar uma atitude assustadora. Um outro aspecto é o uso do Deadpool nessa história, já que o humor não funciona nas suas falas, ele está presente nas situações surreais que o personagem participa, justificando assim a sua presença nesse quadrinho. 

Fabulosos Vingadores é uma ótima história que está entre a minoria do material interessante nesse longa fase da era de Krakoa nos títulos mutantes. Apesar de eu ter desistido de ler essas histórias no meio dessa fase, foi tranquilo compreender essa mini-série, porém para quem não leu nada sobre esses quadrinhos, eu não recomendo. Se você pegar indicações para ler apenas o melhor da Era Krakoa, considere incluir essa leitura. 

Compre aqui: 

Avante Vingadores 24 , Avante Vingadores 25 , Avante Vingadores 26 , Avante Vingadores 27

Página interna de Avante Vingadores 6 (2024)


Leia também:

Corporação Vingadores

Vingadores Secretos - Salve o Império



Comentários