Três Sombras - o premiado suspense de Cyril Pedrosa

 


ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS

Cyril Pedrosa participou da criação de animações para a Disney como o Corcunda de Notredame e Hércules. Aqui o francês traz uma graphic novel com muito suspense e que ganhou prêmios como o Angoulême. O quadrinho foi publicado em 2011 pela editora Companhia das Letras no selo Quadrinhos na Cia e em 2019 teve a sua nona reimpressão. 

Tudo acontece num lugar muito longe de todos os outros, uma família vive a sua vida pacata em meio a floresta com um harmonioso contato com a natureza. Para eles, tudo estava em paz até que o garoto Joachim avista três sombras bem longe. Aquilo significou para a família um mal sinal e foi motivo suficiente para se esconder e buscar descobrir respostas sobre o que seria aquilo. 

A morte de animais próximo ali leva Lise, a mãe, a buscar respostas na cidade mais próxima e lá é informada por uma velha senhora que as sombras estão ali por causa de Joachim. Louis, o pai decide levar o filho pra bem longe para protegê-lo. "Por que a mãe não vai junto?" Joachim faz a pergunta que eu me fiz e fiquei contando com uma explicação no decorrer da história. 

O gibi ocorre assim, uma série de acontecimentos e perguntas que só vão aumentando. A todo o momento o autor conduz tão bem o suspense que eu me deixei levar pela leitura com a certeza de que eu iria desvendá-las até o final. Essa é a maior qualidade desse gibi, a gente percebe que há ali um perigo iminente e que é preciso fazer, seja o que for, para salvar a vida do garoto. 

 



A partir daí, Louis embarca numa viagem num navio, acreditando que vai fugir daquelas presenças malignas. Toda a aventura que se segue me prende completamente até quando chegou ao final. As sombras que tanto serviram como motivo de medo, na verdade garantiram a segurança de Joachim e salvaram a vida de Louis! Eu até entendo que o quadrinho trata sobre a forma como a gente atribui intencionalidade aos mistérios associando-os prematuramente ao bem e mal, mas qual o propósito dessas sombras estavam ali desde o início? Entendendo que sempre houve uma boa intenção, por que elas não falaram com a família logo no primeiro contato? Para mim essas dúvidas impediram que eu aceitasse o final como o autor apresentou, achei uma solução muito simples a todo o suspense que foi criado. O autor me fisga num mundo de mistérios mas me frustra ao perceber que ele os ignora.

Cyrril Pedrosa tanto escreve quanto desenha esse quadrinho. O seu traço é bem simples e podemos ver nele toda a herança do seu trabalho com animação. Com poucos riscos ele consegue fazer com que tudo tenha movimento, a floresta parece mover-se, na verdade todos os quadros possui movimento e deixa a história dinâmica, ele utiliza poucos recursos pra expressar ações e emoções e apresenta caminhos simples pra diversas situações no desenho. Eu recomendo apreciar devagar as páginas até porque em vários momentos a narrativa não tem texto, isso às vezes nos leva a passar rapidamente as páginas, o que é um erro. É nos desenhos que a coisa acontece! Esse é um quadrinho que nos leva a sentir junto com os personagens e é preciso entender a ambientação em que eles estão para isso. 

A história é escrita para leitores de quaisquer idade mas como o autor utiliza o nu dos personagens para designar a imersão deles com a natureza ou para denotar o abuso da escravidão de pessoas negras, eu recomendo aos familiares que os responsáveis faça uma avaliação prévia sobre a partir de qual idade os leitores devem ter acesso. 

Três Sombras é um quadrinho que prende a atenção na condução do seu enredo, o traço cartunesco do autor permite nos colocar naquela história e deixa-nos tenso com o mistério que ronda aquela família. Apesar de eu ter ficado surpreso com que Cyril Pedrosa consegue fazer com os desenhos, o final me decepcionou. Eu não vi soluções das indagações que a historia suscinta e por isso achei a solução do encerramento muito fácil. 

Compre aqui

Ficha técnica:

Título original: Trois ombres
Tradução: Carol Bensimon
Páginas: 272
Formato: 15.80 X 21.50 cm/ com orelhas/ preto e branco
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 06/04/2011
Selo: Quadrinhos na Cia

Leia também de Quadrinhos na Cia:

 Persépolis - uma biografia iraniana que é um possível espelho do futuro brasileiro

 Os Sertões - a adaptação em quadrinhos de um combate histórico

 Desenhados um para o Outro - Aline e R. Crumb

 




Comentários