Há 50 anos um alienígena caiu sem querer na Terra, isso gerou uma comoção que levou o exército a pedir ajuda para o Lanterna Verde (Alan Scott) e o Joel Ciclone. O alienígena foi apreendido e os heróis obrigados a guardar segredo e mentir oficialmente afirmando ter sido um alarme falso. Os militares passaram décadas fazendo experimento torturantes nesse ser a ponto de ele contrair uma doença terminal. Agora ele conseguiu se libertar e como primeira atitude, ele utiliza das suas capacidades mentais para aprisionar os dois heróis. Sabendo disso, as esposas deles entram em contato com o Lanterna Verde Kyle Rayner e o Flash Wally West solicitando ajuda para resgatar os seus maridos. Esse encontro ocorreu numa minissérie em duas partes que era inédita no Brasil. Para completar o encadernado há uma história que foi publicada pela primeira vez em Super-Homem O Homem de Aço 2 em abril de 1999 pela Editora Abril e mais uma história curta da Jesse Quick também inédita no Brasil. Esse encadernado foi publicado pela Editora Panini em outubro de 2025.
A história que dá título a esse texto foi publicada originalmente como uma minissérie em duas edições sendo a primeira com a equipe criativa do Lanterna Verde da época (1997) que contava com o roteiro de Ron Marz e com os desenhos de Bart Sears, Andy Smith, Jeff Johnson, Ron Lim e Tom Grindberg. Já a segunda história contou com a equipe criativa do Flash que tinha o roteiro de Mark Waid e Brian Augustyn e os desenhos de Val Semeiks.
Em vez de utilizar a tradicional briga inicial entre super-heróis para depois se aliar, a proposta seria mostrar que havia uma resistência entra a aproximação de Kyle Rayner e o Wally West dentro da Liga da Justiça, equipe que ambos faziam parte. Nessa história o conflito é escancarado e a roupa suja é lavada enquanto eles tentam salvar o mundo do alienígena. O roteiro também aproveita a experiência e sabedoria dos heróis veteranos além de revelar uma situação preocupante de doença que Joel Ciclone estava vivendo que ele vinha mantendo segredo a todos até então, inclusive da sua esposa.
A equipe de desenhistas da primeira história trouxe como proposta fazer uma diagramação de página de forma a valorizar o tamanho dos personagens, aí ficou mais fácil vê-los em detalhes, com o foco nas imagens, a leitura acabou ficando mais dinâmica. Contudo foi na segunda parte que a história melhora tanto em argumento quanto na arte. A solução para um novo problema que se apresentou mostrou-se muito interessante e trouxe um final ainda melhor que me tocou de uma forma bem profunda. Os desenhos da segunda parte seria o padrão comum da década exceto pelos momentos mais dramáticos que o traço intensifica os detalhes indo ao encontro da qualidade do roteiro.
No momento em que eu escrevo esse texto, estou a pouco dias de marcar uma cirurgia para a retirada de alguns cistos e um nódulo. Infelizmente recebi a notícia de que a biópsia confirmou ser maligno. Assim eu teria que fazer a cirurgia para a retirada desse material. Não teve como a notícia não me afetar e, enquanto estava lendo, eu me identifiquei muito tanto com o sofrimento do Joel assim como o da sua esposa. A maneira como o roteirista Mark Waid resolve isso um pouco antes do final me tocou profundamente, fazendo com que a leitura fosse ainda mais marcante para mim. É bem comum eu rasgar elogios ao Mark Waid e aqui mais uma vez mostrou o porquê disso.
A Saga de Flash 15 é uma excelente leitura em que o desafio apresentado aos heróis acaba mostrando secundário comparado com a convivência entre os dois heróis mais jovens. O roteiro não deixa de lado nenhum dos subenredos e resolve de maneira interessante ambos, fazendo com que essa história seja uma excelente dica de leitura. Além disso, os argumentos mexeram comigo de uma maneira pessoal fazendo com que a leitura fosse especialmente marcante indo além da qualidade do material. Essa é uma daquelas leituras que a gente se indaga porque levou tanto tempo pra ser publicada no Brasil.
Ficha técnica:
Publicado em: outubro de 2025
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 45,90
.jpeg)


Comentários
Postar um comentário