As histórias desse encadernado foram publicadas originalmente em 1967. Nessa época, o Hulk ainda ainda estava com o seu título cancelado, por isso o herói ocupava, junto com Namor, a revista Tales to Astonish. O roteirista nessa época ainda era o criador do personagem, Stan Lee. Nessa edição, vemos o Gigante Esmeralda enfrentar O Estranho, o Surfista Prateado, o Alto Evolucionário, Legião do Relâmpago Vivo e aqui também estreia um dos inimigos mais recorrentes do Hulk: O Abominável. Essas histórias foram publicadas pela primeira vez no Brasil pela Editora Ebal em setembro a dezembro de 1968, janeiro a junho de 1969, na revista Príncipe Submarino e O Incrível Hulk (Super X) número 13 a 22. Esse encadernado foi publicado pela Editora Panini em setembro de 2025.
O grande destaque entre as dez histórias do encadernado é o arco em que o Hulk encontra o Surfista Prateado. Essa história é um drama com algumas pitadas de terror em que o roteirista Stan Lee explora muito bem tanto o sofrimento causado pela solidão de ser um monstro incompreendido, como por outro lado é possível ver o Surfista Prateado lidando com as contradições da humanidade, seja quando o Hulk não compreende a sua boa intenção em ajudá-lo, seja quando os homens atacam a criatura sem motivo algum, apenas motivado pelo medo.
Nesse arco tanto o roteiro quanto os desenhos da Marie Severin se superam. A desenhista é uma das primeiras a adentrar esse universo dos super-heróis e possui um trabalho em que a sua arte flexibiiza em bons e maus momentos na mesma história, com exceção do arco com o Surfista Prateado em que ela pode detalhar bastante e aprofundar a dramaticidade da narrativa com a expressividade dos personagens. Nas demais histórias, é interessante ver como ela explora a transformação de Bruce Banner em Hulk em vez de simplesmente pular esse detalhe mostrando num quadrinho um e no seguinte o outro. Vale ressaltar que Gil Kane desenha 3 histórias.
Na edição da Panini a capa traz o Hulk enfrentando o Surfista Prateado, contudo o subtítulo é "Aqui está o... Abominável!" O que resta saber é: aqui onde? Tudo teria sido bem mais simples se a edição tivesse trazido alguma das capas originais em que o vilão aparece, mas em vez disso preferiu confundir mesmo o leitor. Ainda que se diga que o tal "aqui" refere-se não a capa mas a edição como um todo, isso não deixa claro ao leitor. Quem sabe se fosse um "E nessa edição Hulk também enfrenta o Abominável!". Ficaria enorme mas pelo menos transmitiria uma mensagem mais compreensível.
Coleção Clássica Marvel O Incrível Hulk 5, ainda que até o final a gente tenha a impressão que grande parte das histórias sigam uma fórmula, é uma leitura divertida, principalmente por causa do texto de Stan Lee que sabe muito bem como contar uma história e seus roteiros não são infantilizidados. Além do destaque da primeira aparição do Abominável é de chamar a atenção que grande parte das histórias foram desenhadas por Marie Severin no final dos anos 60. Por isso vale a pena ler essa edição que é ainda mais especial para quem é colecionador do personagem.
Ficha técnica:
Publicado em: setembro de 2025
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 39,90
Leia também:
Coleção Clássica Marvel 48 - O Incrível Hulk 4: Menos Quem Um Monstro, Mais Que Um Homem
Coleção Clássica Marvel 34 - O Incrível Hulk 3: Bruce Banner é o Hulk!
Coleção Clássica Marvel 16 - O Incrível Hulk 2: Voltando da Morte!
Coleção Clássica Marvel 5 - O Incrível Hulk 1 O Homem e o Monstro
.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário