Teocrasília - Livro 3 Laços de Sangue

 

Capa de Teocrasília 3

ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS

A instalação do regime teocrático no Brasil dividiu  pessoas inclusive no cerne de famílias. Isso aconteceu com os gêmeos Pedro e André Souza. Pedro tornou-se pastor influente, o que abriu portas para a sua vida política que possibilitou que ele fosse eleito senador. André fazia o possível para adaptar o seu comportamento às determinações do regime autoritário que impunha regras de comportamento baseadas em deturpações da Bíblia cristã, por isso ele esforçava-se para manter-se sendo aquilo que eles chamam de cidadão de bem. Porém ele mantinha contato às escondidas com seus amigos rebeldes ao regime. Agora com vários deles presos, torturados e até mortos; André percebe que não dá mais para ficar de fora da luta contra o fim desse absurdo e está disposto a tudo para atingir esse ideal, ainda que isso o coloque contra o seu irmão. A Editora Guará publicou esse quadrinho em novembro de 2022.

A narrativa do autor carioca Denis Mello traz semelhanças com o mundo real e imagina o que teria ocorrido com  a implantação de uma ditadura teocrática no Brasil, a partir do posicionamento ideológico de pessoas radicais que a gente facilmente encontra nas redes sociais. Nesse terceiro volume porém ele leva a resistência a agir de maneira similar aos seus algozes, ainda que a maior parte do plano seja uma encenação. É interessante notar que a consequência disso é levar a opinião pública a dar um apoio maior ao regime, já que estava ali explícito o tamanho da violência que a resistência supostamente estava fazendo.

Para mim, esse rumo da narrativa gerou um mal estar porque ali não havia mais diferença entre fanáticos religiosos que comandavam o governo e quem estava querendo resistir a isso. Como já mencionei a história deixa claro que isso foi uma encenação e acho que, ainda assim, foi uma péssima decisão do grupo. O que se mostrou ao público geral na história foi um coração arrancado. Uma imagem que ao meu ver enterra a possibilidade da resistência abrir os olhos da população não fanática dos absurdos que estavam vivendo ali. 

Página interna de Teocrasília 3

Além disso fica o questionamento quando se abandona definitivamente os ideais de democracia, do bem comum e respeito a qualquer regra civilizatória; que garantia temos que os rebeldes não irão manter a tática do medo caso assumam o poder? Durante a leitura eu senti falta de mais gente do campo progressista ser mais enfático na sua crítica e não aceitar o plano de Yuri, o idealizador do plano. Assim a realidade da história mostrava os calados da direita e os calados da esquerda e ao final o poder de decisão concentrado nas lideranças que levavam aos demais simplesmente a aceitar. É bem verdade que meus comentários se dão a partir das minhas reflexões sobre a leitura e esse texto não visa a apontar o caminho correto para a história, até o propósito da arte é gerar essa reflexão. 

Uma outra situação que me incomoda na leitura é a de Victoria, que ganhou o apelido de Lacraia no presídio. Desde a primeira edição ela vem sendo violentada. Por isso eu fico me perguntando: qual o propósito dessa personagem? A impressão que eu tenho é que ela terá um arco de redenção a partir da sua vingança. Tudo bem, isso é uma narrativa bem comum. O meu questionamento é sobre o quanto ela precisa sofrer pra isso? Eu penso que um sofrimento que se estende por três volumes vai ampliando a expectativa de um arco de redenção realmente grandioso. 

Teocrasília Livro 3 é uma história que consegue manter o impacto da violência das cenas com o propósito de mostrar o quão cruel poder ser um governo alimentado pelo fanatismo religioso. Contudo o núcleo de personagens que seria a esperança de uma resposta contrária a isso, acaba sendo levado a agir com a mesma violência simbólica de quem está no poder. Isso me deu uma sensação de mal estar pela leitura passar a desesperança de que só se combate fogo com fogo. O fato é que esse mal estar demonstra que a narrativa atinge o incômodo que gera toda as reflexões desse texto, uma consequência positiva. Contudo a história não se encerra nesse volume e mantenho a curiosidade sobre como poderia haver uma reviravolta disso tudo, caso esse seja o interesse do autor. 

Compre aqui

Página interna de Teocrasília 3

Ficha técnica: 

Publicado em: novembro de 2022

Editora: Universo Guará
Licenciador: Denis Mello
Categoria: Edição Especial
Gênero: Alternativo
Status: Título encerrado
Número de páginas: 240
Formato: (16 x 23 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 60,00

Leia também: 
















Comentários