Os desenhistas são conhecidos pelas características do seu traço, alguns deles possuem o estilo tão marcante que não é preciso nem ver a assinatura deles para identificar de quem é a obra. Alex Toth nas suas histórias de terror traçou um caminho oposto. Aqui nesse compilado de histórias é possível ver a variação do seu estilo em histórias escritas por outros autores e até em outras escritas por ele mesmo. A Editora Devir em janeiro de 2025 publicou esse encadernado da Dark Horse que traz uma compilação de histórias curtas publicadas originalmente nas revistas Eerie e Creepy.
Dentre as histórias, eu gostaria de destacar três delas: Negócio Arriscado, Fantasma da Ilha dos Prazeres e Aprisionado.
Em Negócio Arriscado escrita por Archie Goodwin, a escola de medicina necessita de cadáveres para as suas pesquisas e, por isso, seu representante entrou em contato com uma casa funerária para negociar a compra de cadáveres. Uma situação tentadora que vai além da ética. A ganância faz com que Thwackum e Peach busquem por corpos além do seu empreendimento, tomando decisões bizarras. Uma excelente história que mostra como o dinheiro inspira a manifestação do que há de pior nas pessoas.
Fantasma da Ilha dos Prazeres, escrita por Gerry Boudreau, mostra a investigação do detetive Hubb Chapin num parque de diversões onde vem acontecendo assassinatos. A narrativa acontece ao estilo noir sendo muito bem conduzida com uma trama instigante, é uma pena que aos meus olhos lendo na década de 20 do Século XXI, o final é tão previsível que tive a sensação de saber as respostas do mistério no início da investigação.
Em Aprisionado, Rich Marcopoulos parece ter criado uma história para aproveitar o melhor do talento do Alex Toth que é a inventividade em fazer os enquadramentos. Essa é uma história cheia de perguntas e com poucas respostas. Nela o protagonista acorda preso e não sabe nem onde e nem por quem. A trama se desenvolve com uma arte que mostram apenas o essencial dessa prisão e passa a sensação claustrofóbica que ele sente ali. O estilo minimalista de Toth deixa a gente tão confuso e ansioso quanto aquela pessoa que está ali presa. É essa sensação que é o grande destaque nessa leitura.
Creepy Apresenta Alex Toth traz ótimas histórias com roteiro de Archie Goodwin. Contudo é uma pena que há outros roteiristas nesse encadernados cuja habilidade expressiva passa longe da dele. Por outro lado, o traço traz um show à parte pelos múltiplos estilos de Alex Toth que variam entre os mais simples até aquele mais próximo de uma fotografia. Infelizmente ele também não tem uma escrita tão boa mas é excelente em narrativa visual em quadrinhos tanto na maneira como desenha como a forma que as suas páginas são diagramadas. Essa é uma obra mais indicada para pesquisa e coleção do que uma obra com diversão garantida.
Ficha técnica:
Título original: Creepy Presents
Alex Toth
Editora original: Dark Horse
Roteiro: Archie Goodwin, Alex Toth e
outros
Desenho: Alex Toth
Tradução: Marquito Maia
Formato: 21 x 28 cm
Estrutura: 168 páginas PB, papel offset
120 g
Acabamento: brochura com orelhas
Peso: 0,530 kg (estimado)
Lombada: 1,2 cm (estimado)
Área de interesse: terror, quadrinhos,
comics
Público: adulto
Preço de capa: R$ 90,00
Leia também da Editora Devir:
Creepy Apresenta - Steve Ditko
Creepy Apresenta - Bernie Wrightson
Something is Killing the Children - Alguma Coisa Está Matando as Crianças - Livro Três
Departamento da Verdade 2 - O Mistério das Mentiras
Something is Killing the Children - Alguma Coisa Está Matando as Crianças - Livro Dois




Comentários
Postar um comentário