Quarteto Fantástico - Marvel Epic Collection O Novo Quarteto Fantástico

 

Capa de Marvel Epic Collection O Novo Quarteto Fantástico

ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS

Esse é um formato que junta diversas histórias da Primeira Família da Marvel. A fase desse encadernado ocorre nos anos 90 e tem como destaques: o arco do Novo Quarteto Fantástico, quatro histórias inéditas publicadas originalmente em Fantastic Four 24, Miss Marvel deixa de ser a Mulher Coisa e isso gera uma crise no tempo, a descoberta de uma Skrull na casa da equipe. Nessa época, a revista original estava comemorando 30 anos de existência e essa edição traz os extras publicados na época. Os quadrinhos desse encadernado foram publicados pela primeira vez nas revistas Grandes Heróis Marvel número 45 publicada em setembro de 1994 e Superaventuras Marvel número 149 a 152, 154, 157 a 159 publicadas em novembro e dezembro de 1994 e em janeiro, fevereiro, abril e de julho a setembro de 1995, além de oito histórias inéditas. A Editora Panini publicou essa edição em setembro de 2023. 

Novo Quarteto Fantástico 

Com a equipe original aprisionada, foram convocados novos heróis para encontrá-los e conter a invasão de monstros em Nova Iorque. Assim Hulk, Motoqueiro Fantasma, Wolverine e Homem-Aranha formam uma equipe provisória para ajudar a original. Os roteiros de Walt Simonson conseguem associar mistério com humor na medida certa. É uma pena que ele cometa alguns escorregões com saídas beirando ao ridículo, tipo quando para afastar um gigante de uma nave, o Senhor Fantástico apenas arremessa uma pedra ao chão. O traço fica por conta de Arthur Adams que utiliza muito bem o estilo marcante da década com um desenho sujo e corpos esculturais que funcionam bem para essa história. 

Histórias Inéditas publicadas em Fantastic Four 24 

As histórias dessa edição especial trazem uma mini versão da origem do Quarteto Fantástico com roteiro de Al Milgron e desenhos de Renée Witterstaetter, são duas páginas esquecíveis que abrem para as consequências de A Saga de Korvac, que traz a curiosidade de mostrar a Autoridade de Variância Temporal, grupo de controle do tempo que aparece no seriado do Loki. Em seguida, o quadrinhista James Brock traz uma história da Vulcana que tem como destaque o retorno dos poderes do Homem Molecular que, desde que deixou de compor o Beyonder, era apenas um humano normal. Por fim há uma história do Superskrull escrita por Len Kaminski e com desenhos de Chris Ivy que busca reconquistar sua honra após a sua derrota pelo Capitão Réptil. 

Lendo essas histórias tão meia boca, entendo porque levaram 30 anos para serem publicadas no Brasil. Apesar disso, considero que encadernados enormes como esse, é o melhor lugar para essas histórias estarem já que eles contribuem para que o fã tenha a obra completa do grupo, mesmo nos piores momentos, até porque se essas histórias possuem qualidade questionável, elas contribuem para a cronologia do grupo.

Imagem interna de Marvel Epic Collection O Novo Quarteto Fantástico

Miss Marvel deixa de ser a Coisa

Nessa época, Ben Grim não se transformava mais em Coisa e cabia a Miss Marvel, com os poderes de criatura de pedra, ser a força da equipe. Contudo o aspecto monstruoso estava lhe incomodando tanto que ela foi pedir ajuda ao Doutor Destino. O vilão conseguiu retomar o corpo original da heroína mas isso levou a uma batalha no tempo entre Reed Richards e Destino que chegou ao ponto das Autoridades de Variância Temporal prenderem o grupo. 

Tudo isso foi escrito e desenhado por Walter Simonson que possui um traço peculiar que consegue fugir de um padrão de época e trazer uns focos de ângulos bem interessantes para o traço. Porém é o seu roteiro que marca, principalmente por trazer a essência do gênero no qual o grupo foi criado: a ficção científica. As histórias possuem um enredo ousado com uma narrativa que tinha tudo para dar errado, principalmente por envolver embate temporal, mas que com Simonson funciona bem e traz ótimas histórias. O autor também ousa em aprofundar o aspecto horrível do Coisa ao fazer uma mutação no seu corpo com pedras pontudas. Um detalhe que dura pouco tempo e logo ele retoma ao aspecto original. 

Página interna de Marvel Epic Collection O Novo Quarteto Fantástico

Uma Skrull como esposa do Tocha Humana 

Um dos extras desse encadernado é o roteiro original de Stan Lee para as primeiras histórias da equipe. No texto, Lee cita que Coisa estava apaixonado por Susan e isso o motivou a pilotar a nave que os levou ao acidente com os raios cósmicos. Isso mostra que desde o início já foi inserido a furada de olho na relação entre os membros, contudo isso foi deixado de lado até as Guerras Secretas quando o Coisa decidiu permanecer no Mundo Bélico e o Tocha Humana ficou com a namorada do seu amigo de equipe. Os quadrinhos de super-heróis incluem entre as virtudes dos heróis, a fidelidade entre os casais que se formam. Por mais que roteiristas proponham situações próximas do real para esses personagens, a infidelidade não é um tema trabalhado (com várias exceções nas histórias do Demolidor). 

"Uma das muitas coisas em que Tom (DeFalco) e eu concordamos era a necessidade de desfazer o casamento de Johnny Storm com a ex-namorada de Ben Grimm, a adorável Alicia Masters. Nenhum de nós jamais acreditou que Johnny seria tão insensível a ponto de se casar com o amor da torturada vida de Ben Grimm." (Citação minha do texto de Ralph Machio do último extra dessa edição)

Esse comentário exemplifica os valores morais que permeiam essas histórias. A traição poderia aprofundar bem o teor dramático da relação entre os personagens da equipe mas isso é algo que incomoda roteiristas e editores e por isso é bem melhor falar sobre coisas mais corriqueiras como a Teoria das Cordas. 😏 Por isso aparecem soluções estapafúrdias como "Alicia era uma Skrull com poderes mentais de manipular emoções." Inclusive nessa época, o Coisa namorava a Miss Marvel que desapareceu do nada após ela voltar a forma normal, pouco antes de iniciar o arco que revela a verdade sobre Alícia Masters.

Apesar disso, o roteirista Tom DeFalco soube explorar muito bem o drama nesse arco que acabou sendo o melhor desse encadernado. Já os desenhos de Paul Ryan está longe de alcançar essa qualidade, isso porque o traço não acompanha os atributos da trama que o roteiro proporciona. 

A experiência de ler um Epic Collection 

Esse é um encadernado de capa mole de 508 páginas que consegue fornecer conforto na leitura já que passou pela prova de fogo da leitura na rede. Além disso não senti dificuldade em abrir ainda mais as páginas quando havia necessidade de ver detalhes da arte bem no centro. Eu nunca li um quadrinho em formato omnibus,que por aqui saem em capa dura, mas se os quadrinhos de 200 páginas em capa dura são mais complicados de ler devido ao peso e ao fato de ser um formato muito duro, isso leva o leitor a ler numa mesa, agora eu imagino a dificuldade de ler um encadernado assim com mais de 600 páginas! É bem verdade que o melhor formato hoje disponível é aquele utilizado nas edições de "A Saga de ..." (inclusive na escolha do papel) mas sei que não é possível para todas as histórias. Por isso se for encadernar com várias páginas, esse formato Epic Collection é de longe o melhor, isso sem mencionar o preço que possibilita valores acessíveis, algo que é improvável nos formatos omnibus. 

Veredicto 

Essa é uma ótima fase do Quarteto Fantástico com histórias que sabem explorar mistério, humor, ficção científica e drama na medida certa. É bem verdade que há histórias descartáveis mas que são necessárias para os colecionadores que querem ter todas as edições da revista mensal da equipe lançada nos EUA, inclusive com os extras (por mais dispensáveis que muitos deles sejam). O fã da equipe poderá ter momentos relevantes para a cronologia, contudo aquele que pouco leu sobre os personagens, dificilmente ficará perdido na leitura, já que as informações trazidas nas histórias trazem as informações necessárias para compreender os acontecimentos dentro da cronologia. 

Compre aqui

Página interna de Marvel Epic Collection O Novo Quarteto Fantástico

Ficha técnica: 

Publicado em: setembro de 2023

Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 508
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 159,90

Leia também: 




Comentários