A Sala de Espera da Europa - obra de estréia do Selo Hq Para Todos da Editora Conrad

Capa de A Sala de Espera da Europa da Editora Conrad


 Após um período preocupante em que a tônica eram os quadrinhos luxuosos, a Editora Conrad vai no sentido contrário e propõe um selo de quadrinhos a preço popular. Esse é o primeiro deles e traz o relato em quadrinhos de como uma quadrinhista européia vê a situação de pessoas que estão a espera de uma permissão para permanecer e adentrar na Europa. Esse quadrinho foi publicado em dezembro de 2022. 

Os relatos apresentados nesse quadrinho ocorrem na ilha grega de Lesbos num extinto acampamento de refugiados chamado Kara Tepe. Lá possuem regras rígidas sobre a divulgação de imagens como a proibição de vídeos e fotos e a permissão apenas por desenhos. Por isso, a proposta aqui ser de jornalismo em quadrinhos. Porém mesmos sendo desenhos, há locais proibidos de serem retratados como a parte administrativa, residências sem convite prévio ou outras ONGs que estão por lá. Isso já demonstra a ponta do iceberg de segredos que estão ali e que não tinha como ser melhor investigado nessas 34 páginas. 

Assim a narrativa gira em torno do impacto da quadrinhista holandesa Aimeé de Jongh ao se deparar com aquela situação inusitada, mas pouco é mostrado sobre relatos dos moradores daquele acampamento. Portanto, a obra passa não deixa claro sobre o porquê daquelas pessoas terem saído de casa para estar ali. Há momentos que a gente percebe o preconceito dessa visão ocidental de resumir as atividades daquelas pessoas como "eles não fazem nada o dia todo", mesmo que em seguida eles estejam construindo ou consertando algo. A falta de entrevistas a esses moradores, não esclarece o porquê de alguns estarem sem praticar atividade nos momentos que a autora está lá. 

 Isso lembrou-me da minha reação a fazer a primeira visita ao hospital psiquiátrico durante o curso de psicologia. Ao final da aula, o professor nos fez perceber que gostar de estar ali naquele hospital era um sinal do distanciamento da sanidade. Da mesma forma, nenhum refugiado gostaria realmente de estar ali, aquela é uma condição necessária devido a uma situação muito pior que eles estavam passando e que os motivaram a tanto. É preciso estar numa situação de extrema vulnerabilidade social para motivar pessoas diariamente a atravessar um mar em barcos lotados e sem nenhuma proteção. 


 

A situação dos refugiados no mundo é a consequência do imperialismo imposto pela Europa e EUA que exploraram e destruíram o que podiam e ainda chegaram a armar grupos extremistas para defender os seus interesses principalmente durante a Guerra Fria. Hoje há o incômodo dos privilegiados que, por desconhecer ou ignorar a história das civilizações, sentem uma ojeriza, sentimento esse que leva ao crescimento da extrema direita e as suas soluções fáceis de promessas de expulsão que são alimentadas pelo método nazista de boatos disseminado a rodo pelas diversas redes sociais que ampliaram a comunicação e conseguiram unir e instigar pessoas pelo seu ódio em comum.

Os desenhos de Jongh são o que há de melhor na obra com quadrinhos que mostram sutilezas que às vezes não estão presentes no texto sobre as condições complicadas em que essas famílias estão submetidas, isso sem mencionar os sentimentos de curiosidade, medo e desconfiança com que os moradores vêem as repórteres ao colocar personagens coadjuvantes que apenas estão passando próximos a cena principal. Por isso, essa é uma hq para ser lida com vagar, por valer a pena explorar cada detalhe. 

A Sala de Espera da Europa é um ótimo quadrinho que serve como uma introdução a temática sobre como é a vida dos refugiados que querem entrar na Europa. A obra é um ponto de vista europeu mas que traz alguns elementos de denúncia da situação, por isso é preciso ficar com um pé atrás sobre o que é colocado ao leitor como realidade e o quanto aquilo é uma visão preconceituosa e superficial da autora. Contudo é uma obra que vale a pena a leitura por instigar o leitor a buscar outros materiais sobre o assunto. 

Compre aqui

Ficha técnica: 

Publicado em: dezembro de 2022

Editora: Conrad
Licenciador: Aimée de Jongh/Scratch Books
Categoria: Edição Especial
Gênero: Europeu
Status: Edição única
Número de páginas: 36
Formato: (17 x 24,5 cm)
Colorido/Lombada com grampos

Preço de capa: R$ 14,90

Leia também da Editora Conrad: 




Comentários