Biblioteca Eisner Volume 1 - Um Contrato com Deus

Esse é um encadernado de 21 contos de Willl Eisner publicados originalmente pela W. W. Norton e republicados pela Editora Devir em setembro de 2023 numa nova edição. Will Eisner é um dos expoentes das histórias em quadrinhos, o seu nome é utilizado na maior premiação dos quadrinhos estadunidense, o Prêmio Eisner. Ele é conhecido por ter popularizado o termo "graphic novel", numa época em que quadrinhos eram visto apenas como uma mídia voltada a crianças ou que se limitava a ter histórias cômicas, Eisner resolveu entrar em contato com Editoras que pudessem publicar histórias mais próximas de crônicas e que trouxesse conteúdos com profundidade assim como na literatura. Por isso ele resolveu apresentar o seu material não como "comics" mas como "graphic novel", uma iniciativa que deu certo e que acabou consagrando o termo utilizado até hoje. Além da obra título de 1978, esse encadernado reúne A Força da Vida de 1988 e Avenida Dropsie de 1995.

A história que dá título a essa edição é sobre Frimme Hersh, uma criança vista como um ser iluminado que dedica a sua vida ao judaísmo, em um determinado momento ele resolve fazer um contrato com Deus para que nenhuma desgraça ocorresse na sua vida. Porém a vida é bem mais complexa e isso vai pôr abaixo a confiança do protagonista nesse ser superior. As histórias desse volume são situações ficcionais bem próximas ao real. Os seus personagens vivem dilemas e situações do cotidiano e as histórias são ambientadas em cortiços, onde as pessoas vivem dilemas reais com as suas limitações financeiras.

Algumas das histórias ocorrem durante a Grande Depressão ocorrida nos EUA nos anos 30 do Século XX. Em alguns momentos é possível inclusive ver na obra como Eisner surfava na paranóia comunista sem um posicionamento crítico, por exemplo numa das histórias um trabalhador é espancado por membros de um sindicato que queriam obrigá-lo a increvê-lo, o trabalhador se recusava a se sindicalizar por estar satisfeito com o seu salário e por ser tratado na empresa como um "membro da família". Contudo o autor não menciona a estranheza da disparidade entre o trabalhador e o dono da empresa seja na diferença salarial ou na diferença do esforço no trabalho entre ambos. Eisner retrata a miséria na qual uma população estava submetida e sem grandes expectativas de mudança mas passa longe de refletir que tudo aquilo foi fruto da crise capitalista e não do "fantasma do socialismo". Além dessa problemática, a obra trata com naturalidade situações de pedofilia que atualmente não são mais vistas com tolerância mas como uma situação criminosa. 

Isso não significa dizer que é uma obra que deve ser rechaçada. O quadrinho faz parte de um contexto histórico do auge da Guerra Fria e cujos valores morais eram diferentes dos atuais. Até por esse grau de complexidade que deve ser compreendido o autor e a sua obra que o termo "gênio" não deveria ser utilizado com a facilidade com que se atribui a Eisner. A sua obra tem importância para a nona arte e é admirável que o autor tenha comprovado que essa mídia pode ampliar a sua temática e ser encarada com a seriedade merecida, mas não é uma obra atemporal. 

Em vários momentos os diálogos diretos são desinteressantes e isso se reveza a momentos cujas reflexões existencialistas nos fazem indagar sobre os caminhos da nossa própria vida durante a leitura. Além disso o traço de Eisner é algo que chama a atenção pela sua beleza e no cuidado que ele possui com os detalhes do posicionamento da câmera, expresões faciais e na ambientação finalizada por rachuras. 

Biblioteca Eisner Volume 1 é um quadrinho feito para colecionador e que permite que tenhamos contato com a complexidade do autor considerado como referência dos quadrinhos. Essa complexidade permite que se veja inclusive aspectos desconexos com a atualidade e permite adentrar na mente de um autor com pensamentos politicamente conservadores mas que conseguia conectar-se de maneira empática com a vida real das pessoas menos favorecidas.  

Compre aqui



Ficha técnica:

Título original: The Contract with God 

trilogy 

Editora original: W.W. Norton 

Roteiro e desenhos: Will Eisner 

Tradução: Marquito Maia 

Formato: 19 x 26 cm

Estrutura: 528 páginas, PB, papel polén 

bold

Acabamento: capa brochura com 

orelhas 

Peso: 1.100 g (aproximado)

Lombada: 3 cm 

Área de interesse: drama familiar, 

judaísmo, imigração, Nova York 

Público: adulto  

Preço: R$ 189,90



Leia também:

Sin City - De Volta ao Inferno

Sin City - Balas, Garotas e Bebidas

Sin City - A Noite da Vingança

As Muitas Mortes de Laila Starr

O Departamento da Verdade Volume 1 - O Fim do Mundo



Comentários