7 Anos Depois

 


Há quem diga que o numeral 7 represente a totalidade. Eu sou leigo nesse assunto mas o que eu posso afirmar é que hoje o blog Garimpando Hqs faz 7 anos e como todos os demais anos, esse é um dia de contar a minha experiência de blogueiro de quadrinhos. Se nesse ano eu não tive nenhum acontecimento relevante fora do blog relacionado a quadrinhos, dentro do blog houve feitos inusitados. 

Assim que eu publiquei no ano passado o texto 6 Anos depois, ele começou a ser muito lido e em seguida, os demais textos de aniversário também passaram a ser tão acessados quanto esse. Como se fosse automatizado, os textos de aniversário passaram a serem lidos diariamente com um número de acesso igual. É de desconfiar realmente se isso não é coisa de robôs. Bem, se foi esse o fato, o que eu posso dizer é que eu não faço a mínima ideia de como programar robôs e nem pedi pra ninguém fazer isso. 

Por conta disso, 2023 foi marcado pelo aumento substancial de acessos diários e pela primeira vez alguns textos ultrapassaram a marca de 1000 visualizações. Como esse é um texto de retrospectiva do ano, vou citar apenas os textos de 2023 que ultrapassaram essa marca, já que os textos de aniversário ultrapassaram essa marca assim como alguns outros mais antigos. 

Veja agora a relação dos textos mais lidos: 

Revolta da Vacina (1176 vizus)

God Country (1201 vizus) 

Capitão América - Branco (1205 vizus)

Hulk - Esmagonauta (1216 vizus)

Ugrito 11 - Culpa (1226 vizus) 

África Fantástica (1269 vizus)


E o texto mais lido de 2023 foi:


Thanos - Santuário Zero (1969 vizus)


Essa situação implicou em mudanças na maneira como eu anunciava os textos que atingiam uma marca inédita. No início do blog, eu comemorava nas minhas redes sociais a cada texto que atingia 50 vizus. A partir do momento em que algum texto atingia 100, eu comemorava até que algum atingisse 150 que passava a ser a marca da comemoração. Pois bem, isso se seguiu até há alguns poucos anos já que eu passei a comemorar os textos que atingissem a marca inédita em múltiplos de 100 em vez de múltiplos de 50. Porém como os textos de aniversário foram atingindo marcas inéditas, ficou chato anunciar semanalmente que o mesmo texto atingiu marca inédita. Assim como o texto de Thanos vinha sendo lido continuamente, decidi passar a comemorar múltiplos de 500, por isso anunciei quando Thanos atingiu 1500 vizus e estava prestes a anunciar que esse texto iria atingir 2000 mas ele parou de ser lido há alguns dias. 

Fora do blog, eu havia criado perfis em outras redes sociais e no início do ano eu dei continuidade a vídeos no Tik Tok e no Kwai, já que eu tinha uma recepção interessante dos mesmos. Porém o local onde eu gravava os vídeos ficou inabitado, por isso eu não gravo mais vídeos. 

A rede social em que eu permaneço ativo com as minhas resenhas é o Instagram (segue aqui) e por lá foi-se o tempo em que minhas publicações tinham boas repercussões. De qualquer forma, o texto mais curtido em 2023 foi Olhos de Bicho  que alcançou 197 contas por lá. Isso mostra que o blog em 2023 foi a rede em que eu atingi um número maior de pessoas, o que é surpreendente porque a era dos blogs já passou há muito tempo. No texto de aniversário de 2022 eu comentei a vitória de ter ultrapassado a marca de 500 seguidores, no dia em que eu publico esse texto eu possuo 579 seguidores nessa rede. 

A meta para 2024 é ter texto que atinja 3000 vizus e que eu consiga 700 seguidores no Instagram. É uma pena que eu ainda não posso voltar a estabelecer metas nas redes com vídeos curtos porque o meu retorno está indefinido. Pelo menos o bom é saber que, se 2022 já trazia boas esperanças com a saída de um presidente nefasto no Brasil, o ano que se aproxima mantém a sensação de otimismo. Essa sensação não se transfere para os quadrinhos porque mídia impressa tende a ter uma redução de público, porém ainda acho que a mídia digital será o caminho inevitável aos leitores da nona arte. 


Leia também: 

6 Anos Depois

5 Anos Depois

4 Anos Depois

3 Anos Depois

Dois Anos Depois







Comentários