3 Anos Depois


Quando o blog Garimpando Hqs faz aniversário, eu publico um texto contando sobre o que aconteceu de relevante no ano. Aqui eu aproveito para comentar os textos mais e menos curtidos tanto aqui no blog quanto na minha conta no Instagram que serve como um complemento ao que eu escrevo aqui.

Em 2019 eu passei a escrever apenas para o blog, o Diretório Literário deixou de publicar novos textos e parei de escrever pro site Quinta Capa. Isso possibilitou que o blog comentasse de quadrinhos mais recentes e trouxesse resenha de material fora dos super-heróis. Até a metade de 2020 eu pretendo aumentar a frequência de resenhas além da Marvel e DC.

O blog me permitiu conhecer pessoas do meio dos quadrinhos, isso possibilitou que eu participasse do podcast Hq Sem Roteiro, foi uma participação breve de uma indicação de quadrinho, escuta aqui. Para um leitor de quadrinhos isso é bem animador, já que como um mero leitor e agora opinador de quadrinhos, ter contato com pessoas do meio é algo novo.

O blog ainda tem um alcance limitado e o que mais me motiva a escrever é o fato dele ser um bom meio para não ficar dando opinião sobre os absurdos da política (ainda que eu insira uma pitada desse assunto nos meus textos sobre quadrinhos sempre que possível). Além disso a receptividade de editores e artistas ao que eu escrevo é uma forma de sentir a proximidade de pessoas que de outra forma eu dificilmente estabeleceria algum contato. Eu lembro de um texto que eu publiquei no Instagram de um arco desenhado por Barry Kitson, o desenhista acabou curtindo a publicação que eu havia apenas inserido a # com o seu nome. Isso ilustra bem o fato de os textos fazer ponte entre pessoas distantes ainda que seja de uma forma tão breve quanto essa.



Agora eu preciso falar do que realmente importa: os textos de maiores e menores destaques. No instagram, o texto menos lido foi sobre o segundo arco da Fundação Futuro. Um arco que começa a focar nas crianças que estão sendo instruídas pelo Quarteto Fantástico. Apesar das poucas curtidas, esse arco faz parte de um grande momento para o Quarteto Fantástico. Em contrapartida, Virgem Depois dos 30 foi o texto mais curtido pelo aplicativo. O quadrinho trata de um assunto inusitado mas que é muito mais frequente do que se imagina, um assunto de impacto social mas que enfrenta a barreira de falar sobre sexualidade num país que costuma tratar o assunto de forma superficial.

No blog o texto menos lido foi Batman - A Guerra das Piadas e Charadas, o arco que trata da maior vergonha da carreira do Batman escrito por Tom King. O texto mais lido bateu a meta do ano passado em mais de 100 visualizações. Garimpando Furos - Originais Pipoca e Nanquim trouxe uma resposta do editor Bruno Zago sobre a data de divulgação do lançamento do novo selo. Até então, os leitores estavam há 8 meses sem nenhuma informação sobre o assunto. Isso motivou muitos clique em menos de 24 horas.

Para 2020 a minha meta é atingir 450 vizus e atingir 20 acessos diários no mês. São metas pouco ambiciosas mas entendo a dificuldade do alcance de um blog para um público de nicho. Ano passado encerrei o texto bem pessimista e esse ano encerro com esses versos de Belchior:
"Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro
Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro"

Comentários