Cenouras Malditas - uma compilação de histórias curtas de Luis Celso o Mototaxista dos Quadrinhos

 


Essa é uma HQ que é um verdadeiro achado para quem procura histórias com um quê de independente na forma como foi concebida. Isso porque ela é cria de um artista auto-ditada que há anos faz as suas histórias enquanto espera passageiros no seu ofício de moto-taxi, algo que era feito como um passatempo, finalmente pôde ser concretizado numa publicação. Assim a Editora Quinta Capa em maio de 2022 conseguiu sucesso na campanha de financiamento coletivo para publicá-lo e promete outras obras do autor. 

Antes de ler a obra é necessário entender o contexto em que ela surgiu. Os quadrinhos hoje geralmente partem de pessoas que fizeram algum curso de aperfeiçoamento de técnicas sejam nos desenhos quanto na construção do roteiro. Além disso muitas delas tiveram a oportunidade de contar com um variado e caro material como pranchetas, papéis, canetas, tintas, pincéis ou até mesmo materiais para confecção de desenhos digitais que são ainda menos acessíveis. Os roteiros dos quadrinhistas brasileiros costumam ser inspirados nos grandes nomes da nona arte. Pois é, Luís Celso contou com muito pouco disso. O autor parte do prazer de histórias de terror, papel e caneta comum e pouca ou nenhuma ambição de fazer algo pensando no quanto aquilo iria vender. Ele passou anos concebendo histórias por puro prazer e com uma dose de esperança de algum dia alguém curtir aquele material tanto quanto ele mesmo. 

Portanto após você compreender esses bastidores você vai encontrar uma HQ com uma crueza vista apenas nos fanzines que divulgaram os autores do século passado. Essas são histórias sem um refinamento de uma orientação de um editor mas que traz a essência do artista. Cenouras Malditas são histórias que nascem de conversas entre colegas de profissão e simplesmente dá ampliação de situações cotidianas. Eu sinto falta dessa verdade em vários quadrinhistas que se inspiram em autores estadunideses e europeus e apenas reproduz enredos dessas culturas. É claro que todo artista se inspira em algum gigante daquela arte mas eu aprecio quando elementos surgidos em países distantes são associados com outros elementos da sua própria realidade, proporcionando algo mais autêntico. Quem melhor para falar sobre costumes e culturas específicas como quem as viveu ou as estudou?  



Esse quadrinho é ambientado em Teresina mas ainda que isso não seja nítido ao leitor é impossível ignorar a linguagem utilizada com um jeito de falar muito típico. As histórias são feitas mesmo pra divertir por isso o autor nem procura levar-se muito a sério. O horror e o humor estão ali muito próximos e traz aquela sensação que o telespectador de Filmes B sentia nos anos 70 e 80. Até por isso a própria arte passa por variações entre algo assustador e mais detalhado a momentos de um visual mais amador. Porém Celso tem um potencial narrativo inegável e demonstra saber utilizar dos vários elementos da nona arte. A história "Fome do Cão" trazem requadros misturados com a arte de uma maneira incrível, o autor fez o roteiro mas deixou os argumentos ao editor e quadrinhista Bernardo Aurélio e nela é possível ver a arte mais bem trabalhada da obra numa história inspirada numa lenda de Teresina. 

Eu particularmente gosto da maneira pura como tudo foi criado e a único detalhe que eu vejo que poderia ser melhorado é na finalização das histórias. A proposta é ótima e ele sabe como conduzir para gerar no leitor o impacto visual mas penso que o final poderia ser melhor pensado já que se trata de um autor que demonstra habilidades narrativas de sobra para isso. 

Cenouras Malditas é um ótimo quadrinho de terror adulto pra quem não leva a sério o gênero e admira quem sabe criar histórias amendrondatoras em situações do cotidiano. Esse é um quadrinho com a crueza de um autor que durante anos criou suas histórias de maneira independente pra sua auto-diversão e ainda assim consegue ir do amadorismo ao requinte entre um quadrinho e outro. Experimente um quadrinho despretensioso e tenha algumas gratas surpresas. 


Ficha técnica:

Publicado em: abril de 2022

Editora: Quinta Capa Quadrinhos
Licenciador: Material Autoral
Categoria: Edição Especial
Gênero: Terror
Status: Edição única
Número de páginas: 84
Formato: Formatinho (13,5 x 20,5 cm)
Preto e branco/Lombada com grampos

Preço de capa: R$ 22,00

Leia também da Editora Quinta Capa: 





Comentários