Encruzilhada - os contos urbanos do premiado D'Salete



 O cotidiano de uma grande cidade pode ser visto através de vários olhares e geralmente é retratado por um olhar de personagens cercado de privilégios. Esse quadrinho centra o seu ponto de vista naquelas pessoas que só deixam de ser invisíveis quando aparecem nos noticiários pinga sangue, pessoas que geralmente sucinta pena ou medo no olhar daqueles que se vêem completamente diferente e superiores a elas. O quadrinhista Marcelo D'Salete coleciona prêmios ao redor do mundo por sua obra, dentre eles cito dois de grandes destaque: o Prêmio Eisner nos EUA e o prêmio Jabuti no Brasil. Em maio de 2016, a Editora Veneta publicou essa obra do autor. 

A obra divide-se em seis contos: Sonhos, 9307-9482, Corrente, Brother, Encruzilhada e Risco. Todos os contos ocorrem no cenário urbano que poderia ser em qualquer grande cidade do Brasil já que as disparidades sociais e a realidade das pessoas pobres são bem similares independente do Estado em que você more. O conto que dá título ao livro de longe é o mais chocante seja com a forma criativa como ele é narrado, com uma sequência temporal toda picotada ou pela violência horrível por motivos banais que a história denuncia. Nesse conto, o que traz um incômodo ainda maior é saber que ele é baseado numa história real que ocorreu dentro do supermercado Carrefour onde um homem foi acusado de roubar o próprio carro, local que anos depois presenciou um outro crime ainda mais terrível. Todas as histórias são protagonizadas por pessoas pretas, um recorte racial que denota a diferença da vida das pessoas com uma cor de pele diferente da maior parte da elite brasileira. 

O autor demonstra uma enorme sensibilidade e deixa transparecer uma diversidade de emoções nos seus personagens que são inevitavelmente contagiantes. É possível entender o porquê de cada um deles sentir tanto medo de uma abordagem policial ou de seguranças mesmo quando eles não fizeram nada ilegal. A violência está ali nas suas mais variadas formas tanto pela ausência de meios que garantam a dignidade quanto pelo abusos de quem utiliza de uma suposta superioridade para lidar como bem entende. Contudo nem só de estereótipos são constituídos os seus personagens, alguns deles conseguem estabelecer uma empatia ao se identificar de alguma forma com o outro mesmo quando estão em situações socialmente opostas.  

Uma outro detalhe que me chama muito atenção nessa obra são detalhes urbanos com a presença das marcas damosas e das pixações. A primeira por despertar o desejo de pessoas que mal têm condições mínimas de sobrevivência e a outra por ser uma manifestação identitária de um povo excluído, ambas são testemunhas dos dramas que acontecem ali e parecem estar sempre observando tudo o que está acontecendo. Conhecemos os símbolos das marcas por eles nos acompanharem desde crianças por onde quer que a gente vá, contudo elas estão ali para nos vender algo e ignoram o mal estar de quem não pode ter acesso as mesmas. 

D'Salete tem um traço potente seja pela expressividade dos seus personagens ou seja na mensagem indireta que ele quer deixar quando estabece o foco num detalhe. Além disso ele explora maneiras diferentes de contar cada uma das histórias demostrando criatividade ao desenvolver a sua narrativa utilizando poucas falas e ainda assim sendo muito tocante. 

Encruzilhada é uma excelente obra. Eu não recomendo para quem está pouco habituado com histórias em quadrinhos pois os contos exigem que o leitor fique atento aos detalhes dos quadrinhos e preencha algumas lacunas propositais entre eles. Eu particularmente decidi escrever apenas após reler o quadrinho já que da primeira vez eu não absorvi tudo, como recompensa encontrei muitas reflexões e lembranças entre uma história e outra já que não há como sair indiferente de uma leitura como essa. 

Compre aqui



Ficha técnica:

Publicado em: maio de 2016

Editora: Veneta
Licenciador: Marcelo D´salete
Categoria: Graphic Novel
Gênero: Alternativo
Status: Edição única
Número de páginas: 160
Formato: (16 x 22,5 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 44,90

Leia também do autor: 


Comentários