Esse quadrinho nos apresenta um mundo que lembra o nosso apenas por ter a mesma divisão em países já que esse lugar é habitado por diversos seres mitológicos como gorgs, atlantes e lemurianos. Em outubro de 2018 a Editora AVEC publicou essa HQ que ganhou um prêmio Ângelo Agostini na categoria Melhor Desenhista.
O mundo estava prestes a presenciar o conflito Atlântida contra Lemúria numa guerra que além de fazer inúmeras vitimas, fatalmente iria afetar os reinos próximos. Para impedir isso o grupo Desafiadores do Destino foi convocado para tentar evitar uma guerra. O grupo desloca-se com um barco flutuante do atlante Theo Lockwood e conta com os autômatos desenvolvidos por Loberstein além das guerreiras Lefeyre que guarda dentro de si o demônio Qantisa e de Nay que desde criança sonha em vingar-se desse demônio mas mantém esse desejo secreto para o grupo.
O paulista Felipe Castilho faz um roteiro no estilo steampunk em que ele nos insere nesse mundo e apresenta de maneira breve os personagens e o propósito do grupo porque logo estamos em meio a um conflito cheio de ação com os demais detalhes importantes sendo mostrados num ritmo apressado, acompanhando a batalha, por isso, não há como sentir tédio com a história! Eu só senti falta de fechar a situação de Nay, fiquei com a expectativa sobre como ela lidaria com o seu sentimento de vingança mas isso não foi explorado nessa história, talvez isso tenha sido proposital para ter um gancho para uma próxima aventura com a equipe.
Certamente o melhor da obra são os desenhos o carioca Mário Fodra tem um traço lindo e para ele não tem esse negócio de minimalismo não. Sempre que possível ele detalha seus personagens, cenários, veículos e instrumentos. Vale a pena dar uma parada na leitura só para apreciar tudo. O que eu mais gosto é da inventividade do artista. O gênero pede que seja inserido robôs ou objetos com muita tecnologia. Isso possibilita que ele crie muita coisa, um elemento que acrescenta com uma intensidade que ainda que essa história fosse em prosa, não conseguiriamos imaginar tanto detalhe. As cores da paulista Mariane Gusmão complementa bem o traço com uns tons bem discretos ainda que ela utilize uma paleta de cores bem variada.
Desafiadores do Destino é um quadrinho que consegue atingir o objetivo pelo qual se propõe: divertir os seus leitores. É uma ótima história com dinamismo e que conta com um excelente traço. As diversas raças e a complexidade dos personagens permitem que haja outras histórias e eu espero que sejam tão boas quanto essa.
Ficha técnica:
FORMATO
19×28 cm
64 páginas coloridas
Papel: Couché fosco 150g
Capa:Supremo cartão 250g Prolan brilho
Autor: Felipe Castilho
Ilustração: Mauro Fodra
Cores: Mariane Gusmão
Editor: Artur Vecchi
Diagramação: Vitor Coelho
Leia também da Editora AVEC:
A Canção do Cão Negro - Contos do Cão Negro Volume 2
Alena - o terror sueco da Editora AVEC
Le Chevalier - Arquivos Secretos
Comentários
Postar um comentário