Beladona - a premiada HQ de terror da Editora AVEC


 Alguns dos nossos sonhos parecem tão reais que parecem permanecer conosco mesmo quando estamos acordados, é uma sensação tão ruim que dá até medo voltar a dormir e poder voltar para aquele mesmo lugar. A roteirista sul-matogrossense Ana Recalde pegou essa sensação para criar o seu quadrinho e contou com o carioca Denis Melo para realçar essa sensação com o seu traço sombrio. O quadrinho fez tanto sucesso nas plataformas digitais que ganhou o Prêmio HQ Mix em 2015 na categoria Melhor Web Quadrinho. Ainda em 2014 a Editora AVEC publicou a obra em livro físico mas que também pode ser encontrada em formato digital. 

Samantha é uma jovem que desde criança é atormentada por pesadelos de perseguição, são cenas tão reais que a aterrorizam durante todo o dia. Isso acaba afastando-a de ter uma vida comum já que ela passa a ser vista como uma "esquisitona". Os sonhos são tão detalhados que parecem que ela vai realmente para um outro mundo e, à medida que a gente penetra nesse mundo nem a gente é capaz de saber até onde o que ela sente é fruto de delírio ou se tudo é real. 



Ana Recalde é além de roteirista, editora do selo Pagu da plataforma Social Comics. O seu texto consegue nos fazer se questionar sobre onde começa a realidade na vida de Samantha, ainda que o ponto de vista da protagonista pareça ser paranóico, a realidade se impõe de uma forma a confirmar as impressões dela. Por isso, o quadrinho é tenso desde a primeira página. Como a personagem não tem como impedir o seu destino é interessante perceber as maneiras que ela se encontrou para adaptar-se a sua realidade seja no mundo dos sonhos quanto na maldade das pessoas ao seu redor. 

Reacalde utiliza do enquadramento para mostrar ao leitor a distinção entre o mundo real e o orínico. As páginas referentes ao sonho da personagem não possuem gradeamento, assim cabe ao leitor ter o cuidado de compreender a sequência das ações num quadro único mas com uma ação contínua. Isso relaciona-se ao caos de imagens que existem quando estamos dormindo. Além disso, o traço de Denis Melo com o seu estilo sujo e com cores carregadas consegue passar todo o clima obscuro de um ambiente medonho. Um traço diferente e expressivo que realça bem a sensação ambicionada pelo roteiro. Mello é um ótimo roteirista que muda o seu estilo para distinguir os dois mundos e faz isso muito bem dentro do desafio construir cenas que passem a ideia de medo e pesadelo dentro de uma história em quadrinhos. 

Beladona é um ótimo quadrinho de terror cuja história consegue dar bons defechos para a maior parte das situações ali mostradas, entretanto eu achei a solução para o final aquém do esperado. O quadrinho mostra como o desenvolvimento da personagem à medida que ela vai resolvendo os seus temores e é interessante como ela encontra as respostas para cada um deles, contudo o último desafio que por ser o mais complexo foi resolvido de uma maneira muito simples, comparado às demais situações cujas soluções agradaram. Ainda assim, o quadrinho vale muito a pena a leitura para os adultos amantes do terror. 

Compre aqui

Ficha técnica:

Formato18,5 × 30,0 cm cm
Tipo de capa: Supremo Cartão 250g
Papel: Couché fosco 115 g
Miolo: Colorido
Quantidade de páginas: 200
Publisher: Artur Vecchi
Editor: Ana Recalde e Denis Mello
Projeto gráfico e diagramação: Carol Schavarosk
Ilustração de capa: Denis Mello
Ilustrações internas: Denis Mello

Preço de capa: R$ 60,00


Leia também:

Azul Indiferente do Céu - uma obra do paraibano Shiko

Cumbe - a HQ premiada com Eisner de Marcelo D'Salete

Como Falar com Garotas em Festas - a adaptação de um conto de Neil Gaiman

Orixás - Do Orum ao Ayê

Máscara de Ferro vs Zumbis - o retorno do herói piauiense

Comentários