Lanterna Verde 9 - edição comemorativa de 80 anos do herói



 O Lanterna Verde surgiu em 1940 criado por Bill Finger e Martin Nodell, porém bem diferente dos que muito conhecem, ele era originalmente loiro e usava uma camisa vermelha, Hal Jordan o Lanterna mais conhecido só veio a surgir em 1959. Para celebrar os seus 80 anos, a DC Comics convidou artistas que já estiveram com o personagem e fez uma compilação de histórias curtas. Essa edição foi publicada em Janeiro de 2021 na revista bimestral do personagem na edição 9 pela Editora Panini. 

Roteiro

James Tynion IV, Geoff Johns, Cullen Bunn, Dennis O'Neil, Ron Marz, Peter Tomasi, Charlotte McDuffie, Robert Venditti, Mariko Tamaki e Sina Grace. 


Desenhos

Gary Frank, o paulista Ivan Reis, Oclair Albert, Doug Mahnke, Mike Grell, Darryl Banks, Fernando Pasarin, Wade Von Grawbadger, Chriscross, Jordi Tarragona, Rafa Sandoval, Mirka Andolfo e Ramon Villalobos


Tradução

Leo Kitsune Camargo


O leitor do Lanterna Verde sabe que quando se pensa no personagem é impossível não associá-lo a sua Tropa de seres intergalácticos. A Tropa dos Lanternas Verdes foi criada pelos Guardiões de OA, após o fracasso dos robôs Caçadores Cósmicos em proteger o Universo. Assim esse foi dividido em 3600 setores e cada um contava com pelo menos um Lanterna Verde para protegê-lo. Por isso essa edição não poderia focar em apenas um personagem mas nos personagens que mais marcaram o título durante essas oito décadas. 

A primeira história relembra parte da origem o Lanterna Verde original, o Alan Scott; a segunda história vai mostrar os maiores arrependimentos de Hal Jordan caso ele tivesse poucos instantes de vida; a terceira é estrelada pelo Lanterna Verde renegado Sinestro e explica melhor o seu sentimento de medo que confere poderes ao seu Anel Amarelo. A edição também traz uma bela homenagem a parceria do personagem com o Arqueiro Verde com os autores da época (O'Neil e Grell), há histórias de Kyle Rayner, Guy Gardner e Kilowog, John Stewart e Moça-Gavião, Jéssica Cruz e Simon Baz. Essa última eu destaco a temática sobre o preconceito religioso contra os muçulmanos, um tema delicado mas que os autores (Grace e Villalobos) souberam captar bem a essência do que é ser um herói de minorias num país cheio de preconceitos. 


Eu não conseguiria indentificar qual o meu Lanterna Verde preferido já que eu li poucas histórias da maioria deles e os demais eu nunca nem li. Porém Kyle é o mais marcante por eu tê-lo acompanhado mais. Foi nos anos 90 que eu comecei a comprar mensalmente os lançamentos dos quadrinhos de heróis e era ele que assumiu o título. Rayner era um herói bem centrado e centrado até demais já que bem no início da sua carreira ele viu o cadáver da sua noiva na geladeira que acabara de ser morta pelo Major Força e mesmo assim ele não pirou. Se a falta de sentimentos intensos não me agradava, os construtos que ele criava era um encanto com os detalhes e a sua criatividade. Rayner é um quadrinhista e seu talento estava ali na manifestação do poder do Anel, tanto as suas histórias solo como na Liga da Justiça versava sobre o legado dos Lanternas Verdes que ele era obrigado a carregar. 

Para quem é ou já foi leitor do Lanterna Verde, esse quadrinho necessariamente vai resgatar em você boas lembranças de vários momentos marcantes e um pouco da sensação da época. Ainda que as histórias sejam curtas, os autores souberam trabalhar bem a essência da sua mensagem. Como toda compilação, dificilmente haverá histórias com qualidade similar, além de serem várias equipes criativas há o empecilho de você não se emergir tanto na história por não ter conhecido aquela fase do personagem. Todavia vale muito a pena ver desenhos de Gary Frank, Ivan Reis e Mike Grell. Há um cuidado especial em mostrar cenas de impacto de uma maneira que encanta os olhos. A maioria das histórias me agradou muito tanto no roteiro quanto na arte principalmente por muitas delas tocarem em temática além do heroísmo e com isso mostrar a complexidade dos diversos personagens que já usou o Anel Energético. 

Lanterna Verde 9 é uma excelente homenagem aos 80 anos do herói que encanta aos leitores veteranos e aos novatos já que cada uma das histórias centra-se numa mensagem sobre heroísmo e legado que não há a necessidade de ter o conhecimento daquilo que foi publicado, inclusive essa é uma ótima oportunidade para o leitor que quer conhecer os melhores quadrinhos do personagem e ter um referencial para buscar as histórias das diferentes épocas. Assim você não precisa ler nenhuma história antes ou depois dessa edição porque ela se completa em si, isso sem mencionar no preço que é o mais adequado para os quadrinhos da DC e não alimenta ao apelo consumista de quem é obcecado por livro em capa dura. 

Compre aqui



Ficha técnica:

Periodicidade: bimestral
Formato: 17x26 cm
Tipo de Papel: Couchê


Leia também:

Lanterna Verde - Blackstar

Lanterna Verde por Grant Morrison - Primeira Temporada


Comentários