X-Men - Dinastia X

 


O roteirista Jonathan Hickman veio com a proposta de mudar completamente o rumo que os mutantes da Mavel vinham assumindo e antes da sua nova revista dos X-Men estrear, ele traz duas mini-séries: Dinastia X e Potências de X. No Brasil, ambas sairam nos quatro primeiros números da nova revista mensal dos X-Men que começou a ser publicada em julho de 2020 pela Editora Panini. 

Embaixadores das maiores potências mundiais (EUA, China e Rússia) são convocados para conhecer a proposta de Charles Xavier. Ele passará a disponibilizar três medicamentos de interesse dos humanos: uma que prolonga a vida em 5 anos, um antibiótico universal e uma outra que cura transtornos mentais. As substâncias são extraídas das flores de Krakoa que também servem como um portal e como uma forma de consciência coletiva. Os embaixadores conhecem alguns dos locais do professor Xavier que levam a misteriosa e impenetrável Ilha de Krakoa. O fato que o tal acordo não é negociável, é uma imposição mesmo. A ilha tem língua, religiosidade e suas próprias leis. Assim nenhum mutantes será julgada por leis humanas independente do mal que ele tenha feito em vida. Krakoa dá a oportunidade de todos os mutantes começarem a sua vida do zero desde que obedeça o que foi estabelecido.

O enredo não inicia explicando o aue levou àquela situação. O sonho de Xavier de ter um local protegido para os mutantes JÁ aconteceu e desde o início Magneto mostra-se como um o seu parceiro. Contudo, ao adentrarmos na história, vamos perceber que o autor vai dando aos poucos explicações de tudo o que está acontecendo ali. Para ampliar o misterio, Moira Mac Taggert a geneticista mutante que sempre esteve presente nas histórias dos mutantes agora têm o seu status quo modificado além de uma explicação sobre a cronologia da personagem. Krakoa é um lugar que a tecnologia ganha um avanço diferenciado com os poderes dos mutantes e isso faz com que eles lidem com situações que não deveria ser acessíveis a ninguém. Ao mesmo tempo em que o leitor fica contente por tamanha conquista, ele fica apreensivo com aquela situação e percebe que existe a possibilidade de algo dar muito errado. 



Essa mini-série tem a intenção de ambientar o leitor e mostrar como funciona Krakoa e a relação dessa Cidade-Estado com o resto do mundo e como eles conseguiram se impor para atingir o reconhecimento da maioria das nações do mundo. Portanto essa não é uma história típica de heróis que enfrentam um inimigo. Aqui é um interlúdio de algo já grande mas que tende a tornar-se cada vez maior. Hickman consegue ao mesmo tempo respeitar elementos da confusa e longa cronologia dos X-Men e inserir o leitor novato com páginas de texto que explicam o necessário para a compreensão de qualquer um.

Os desenhos de Pepe Larraz são excelentes em vários aspectos mas me chamam a ambientação futurista que ele cria para mostras os equipamentos, maquinário e uniformes além do paraíso natural na diversidade de lugares onde ele ambienta a história. 

X-Men Dinastia X é uma mini-série que ambienta o leitor (seja veterano ou novato) numa situação diferente das que os X-Men sempre estiveram. Em vez de vítimas da humanidade, os mutantes agora têm cartas na mesa pra que as nações aceitem que a ilha Krakoa, onde todos os mutantes são convidados a morar, é independente. Uma ótima história de introdução que surpreende e utiliza de vários conceitos científicos para adicionar a essa ficção. 


Compre aqui:

X-Men 1 


Ficha técnica dos números 1 a 4

Publicado em: julho, agosto, setembro e outubro

  de 2020

Editora: Panini
Número de páginas: 108
Formato: Americano (17 x 26 cm) com orelhas destacáveis
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 24,90

Leia também:


Comentários