Socorro! Policia! O quadrinho reportagem sobre segurança pública


Socorro! Policia! é uma reportagem em quadrinhos escrita e desenhada pelos mineiros Amanda Ribeiro e Luiz Fernando Menezes e publicada pela Editora Draco em maio de 2018. Amanda escreve para a Folha de São Paulo e Luiz na plataforma de checagem Aos Fatos, o quadrinho é resultado do trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. A proposta é apresentar uma pesquisa feita sobre a atual situação da Polícia Militar no Brasil, pelo ponto de vista de reportagem e especialistas com ênfase na percepção dos policiais.

A (in)segurança pública é um tema debatido com muita frequência, durante o período eleitoral, mais ainda. Contudo, o debate poucas vezes se aprofundou nos pontos mais importantes como os que levaram a situação atual, ou porque no Brasil temos a Polícia que mais mata e a que mais morre, ou até mesmo sobre as especificidades em ser policial, suas dificuldades, como seus direitos trabalhistas são ou não são respeitados e como ele percebe tudo isso no dia a dia. Em vez disso, o debate se limitou a frases de impacto e soluções fáceis que estimulam o vigilantismo e a aquisição de armas pura e simplesmente.

Amanda Ribeiro e Luiz Fernando Menezes vão muito além do Fla-Flu das discussões pelo whatsapp e trouxe pontos de vista de antopólogos, sociólologos, psicólogos, deputados, policiais de diferentes patentes e alguns familiares. Um fato interessante é que dos 40 policiais convidados para responder a entrevista, apenas 12 apareceram, a pesquisa é acrescida de depoimentos publicados em sites conhecidos e dados oficiais.


A narrativa mescla depoimentos, com apresentação de fatos e histórias reais que exemplificam o que está sendo exposto. Assim, o quadrinho traz várias tipos de narrativas que vão se adequando a uma melhor forma de expor um conteúdo, diferenciando-o da formalidade de um trabalho científico. Isso fez com que a minha atenção não se dispersasse e não deixou a leitura cansativa. A minha surpresa foi o quanto argumentos racionais são expressados tão bem pelos policiais que enxergam um complexo emaranhado de uma situação social que não se limita aos “mocinhos perseguirem os bandidos”, o livro demonstra que a Policia Militar é uma instituição que não tem mantém um tipo de pensamento, lá há especialistas e pesquisadores que percebem a complexidade da problemática.

Contudo, engana-se quem pensa que Socorro! Policia! é papo de especialistas, o gibi traz algumas histórias reais de quem arrisca a vida diariamente, os praças que estão nas ruas e muitas vezes não tem treinamento, nem proteção e nem instrumentos de trabalho adequados.

Se a narrativa não é constante, o mesmo pode ser dito dos desenhos. O traço vai de momentos cartunescos quando dados e argumentos são expostos a um traço detalhado e com muita emoção quando se apresentam histórias reais. Associado a isso, o enquadramento contribui na narrativa por trazer em si representações que acentua o que a arte está expressando. Um dos capítulos é mudo e apresenta um dia na vida de um policial, utilizando muito bem da tonalidade do preto e branco, trazendo ao leitor uma parte da sensação de como é ser um policial. É preciso ressaltar que de maneira alguma a falta de uma padronização atrapalhou. Esses elementos enriqueceram a obra que, além de uma pesquisa detalhada, traz recursos que só uma história em quadrinhos poderia trazer, desde o enquadramento, a quebra da quarta parede, o posicionamento da câmera e o zoom, tudo para ampliar a emoção do leitor. O gibi publicado pela Editora Graco possui 162 páginas com capa cartão com orelhas, como extras, a edição traz notas com as referências que são citadas durante as história, o nome dos entrevistados, os artigos e as fontes de onde foram tirados os dados citados; ler a história e ir consultando as notas, possibilita uma maior credibilidade a obra, eu acho que a bibliografia utilizada na pesquisa também poderia enriquecer principalmente ao leitor pesquisador,

Socorro! Polícia! É um excelente quadrinho reportagem que pode e deve ser lido por quem já gosta de quadrinhos e por quem nunca leu. Esse é um trabalho pra ser lido, guardado e consultado sempre que possível. O estilo de reportagem em quadrinhos não é muito comum, mas essa obra apresenta como um bom trabalho pode ser apresentado e como a linguagem dos quadrinhos acrescenta na exposição dos fatos apresentados.

Ficha técnica
  • Capa cartão com orelhas, com 162 páginas em preto e branco
  • Editora Draco
  • Lançamento em maio de 2018
  • Preço de capa: R$ 39,90
  • Tamanho 17 x 26 cm

Comentários