Vingadores vs Thunderbolts


Houve uma época em que o Quarteto Fantástico e os Vingadores foram dados como mortos, assim os vilões Mestres do Poder apareceram com novos uniformes e nomes e se apresentaram como os Thunderbolts. O que era inicialmente um golpe levou vários membros a refletir sobre as suas escolhas e decidirem passar a agir como heróis. Porém assim que  eles conquistaram a confiança da população, eles foram descobertos. Os Thunderbolts é um grupo que sempre tem que provar que são heróis, inclusive para si mesmos.

Há um clima de tensão nas páginas dessa mini-série que foi publicada pela primeira vez no Brasil em 2005. Isso se deve ao fato da equipe ser chefiada pelo filho de um antigo inimigo do Capitão América, o Barão Zemo e ter como integrante a Rocha Lunar, ambos têm o hhistórico de traição e manipulação. Por isso, Capitão América desconfia das atitudes deles enquanto protetores do planeta atuando contra o terrorismo de vários países. Steve Rogers propõe ao Mach 1 (antigo Besouro), que cumpre pena no presídio mas rescebe visitas da Thunderbolt Soprano, que informe a ele o que os Thunderbolts estão fazendo. Um pedido radical levando em consideração a ética impecável do Combatente da Liberdade.

A mini-série começa a ficar realmente interessante quando os Thunderbolts salvam o mundo e se aponderam da tecnologia capaz de sugar vários tipos de energia. Nesse momento, a desconfiança dos Vingadores aumentam e há dúvidas inclusive dentro da própria equipe dos ex-vilões sobre as reais intenções do Barão Zemo em se apoderar dessa energia ou se realmente ele quer estavelecer a paz mundial com a ineficiência dos armamentos de maior letalidade.

Kurt Buziek e Fabian Nicieza traz um excelente enredo ao levar ícones como o Capitão América a desafiar seus ideais morais. Os destaques na história ficam para o Barao Zemo (que eu já citei), na Rocha Lunar que mantém a sua característica de agir por conta própria e a qualquer momento ela pode trair qualquer um e a todos e o Gavião Arqueiro, o único Vingador que já foi Thunderbolt e por isso consegue entender profundamente ambas as equipes. Os desenhos de Tom Grummett combina bem com a qualidade da história.

Vingadores e Thunderbolts foi publicada nas 6 primeiras edições da primeira série da revista Universo Marvel em 2005. Uma das poucas grandes histórias em que a pessoa que apenas assistiu os filmes da Marvel consrgue reconhecer todos os Vingadores (vai estranhar o uniforme horrível do Gavião Arqueiro e o Hank Pym não ser um velhinho). Além disso é bom ler história de herói em que o mal e o bem não está bem especificado.

Destaques da obra (COM SPOILER):


- Libertação do Besouro da cadeia;
- Rocha Lunar fica sem as pedras
- Dissolução dos Thunderbolts

Leia também:

Vingadores contra os poderes do Cubo Cósmico

Vingadores - Em Busca da Mulher-Hulk

Liga da Justiça vs Vingadores

Comentários