Shazam - o Capitão Marvel da DC


A confusão em torno desse personagem é interessante. O seu nome é Capitão Marvel e foi criado pela Editora Fawcett Comics. A National Periodics (que viria a se tornar DC) processou a editora do Capitão por plagiar o Super-Homem e a Fawcett perdeu na justiça, com uma alta multa a pagar, a editora decidiu vender seus personagens pra National. Ela colocou o personagem na geladeira e, décadas depois, decidiu criar uma Terra pra ele, inserindo-o assim no Universo DC: a Terra S (falarei mais sobre isso no texto do Renascimento DC). A DC portanto tinha os direitos do personagem mas não poderia lançar uma revista com o nome "Capitão Marvel". Isso porque a Marvel já tinha um personagem com o mesmo nome e revista publicada, impedindo judicialmente a DC, que optou por aproveitar o título de Shazam para os seus quadrinhos nos anos 70. Já na década de 90, foi proposto uma reformulação ao personagem e o nome da sua revista seria "The Power of Shazam".

Esse texto é sobre esse Capitão Marvel,, que foi publicado no Brasil em 1996. O Capitão é uma criança de uns 10 anos que após pronunciar a palavra Shazam (nome do mago que lhe dá poderes), torna-se um adulto com inteligência, força e velocidade bem além do comum.

A reformulação nesse caso foi uma forma de dizer. Jerry Ordway escreveu um personagem pra agradar os fãs bem antigos da série, para isso os desenhos de Peter Krause contribuiu com a homenagem. Contudo os leitores mais jovens dos anos 90 não se identificaram, já que a publicação aqui no Brasil só durou um ano. As histórias eram bem ingênuas e infantis. É possível que tenha agradado os leitores que o acompanhava nos anos 70, particularmente era uma revista difícil de aturar.

Shazam é uma sigla de onde provém os poderes do Capitão Marvel: a Sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, os poderes de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Porém ele não é o único, nas histórias existe a família Marvel e outros heróis da antiga editora Fawcett.


Após o Capitão Marvel dar poderes a irmã de Billy, ela torna-se a Mary Marvel. Em seguida, o garoto Freddy Freeman fica paralítico após uma luta dos Marvels e, para salvar sua vida, eles compartilham seus poderes e ele se torna o Capitão Marvel Junior. Mas não é só isso... Há o tigre de pelúcia da Mary, o Sr. Malhado (criado pela filha do mago Shazam). Ibis um herói do antigo Egito é resgatado e ele dá poderes ao zelador da escola de Billy que se torna o Tio Marvel. Por fim Ibis traz dos anos 40 o Homem Bala e os sete combatem os Sete Inimigos Mortais da Humanidade. Com tudo isso fica fácil entender o porquê da revista ter sido cancelada, né?

Se os personagens são ridículos para os dias atuais, eles já eram ridículos nos anos 90. Vilões como Madame Libertina e Capitão Nazista não melhoraram em nada essa situação. Porém fora esses, há um personagem interessante que possivelmente ganhará um filme: o Adão Negro.

Adão Negro foi o primeiro a receber os poderes mágicos, porém eles vieram de deuses egípcios. Ele já atuou como herói e como vilão. Ele foi tanto um anti-herói por seu destempero e por matar, quanto um anti-vilão, por ter agido como herói e ter feito parte de equipes como a Sociedade da Justiça.

Os quadrinhos do Capitão Marvel publicados nos anos 90 são esquecíveis, porém o personagem ainda mantém presença no Universo DC, sendo reaproveitado com várias modificações depois disso.


Leia também:



Comentários