A escritora Carolina Maria de Jesus conheceu a fome de perto e, por morar numa favela, ninguém acreditou no seu potencial como escritora, isso até ser descoberta por um jornalista que conheceu os seus escritos. O seu livro "Quarto de Despejo" virou o livro mais vendido durante um bom tempo e chegou a ser publicado fora do Brasil. Esse quadrinho traz os momentos mais significativos da vida da escritora a partir de um minucioso trabalho de pesquisa. A Editora Veneta publicou essa obra em junho de 2016 e ela já está na sua terceira edição.
Essa é uma obra dos paulistas Sirlene Barbosa e João Pinheiro. Sirlene fez a pesquisa e os argumentos enquanto João foi responsável pelo roteiro e desenhos. A obra mostra o quanto é fascinante a vida de Carolina de Jesus, uma pessoa que tinha como meta sobreviver dia após dia e manter os seus filhos vivos. Ela é uma das vítimas da miséria e encontrou na leitura e escrita uma maneira de fugir dessa realidade, o que possibilitou registrar tudo o que via e o que sentia no local e no ambiente em que vive. O sonho de ser poeta e escritora, mesmo sendo distante para a sua realidade, não impossibilitou que ela continuasse a escrever e guardar as suas anotações até alguém perceber a qualidade daquilo.
Contudo o roteiro está muito longe de romantizar a personagem, ele é retratada como alguém que teve que se adaptar ao ambiente em que vive com todos os riscos que ele apresenta, dentre eles está a indiferença de quem tinha uma condição de vida melhor, a convivência com as mais diferentes personalidades com quem vivia na favela, além das condições insalubres do local onde morava, que era castigado por tempestades, isso sem mencionar no racismo que a atingiu com mais intensidade após o seu sucesso na literatura. Essa é uma obra que traz detalhes da vida da personagem que complementam a obra "Quarto de Despejo" por trazer detalhes do que ocorreu durante e após a produção do livro.
O traço de João Pinheiro passa a inquietude que os contrastes da cidade de São Paulo traz. Ela é uma das cidades por onde transita grande parte do dinheiro do país mas que traz consigo uma miséria dura de ser vista. A oponência dos prédios contém o cinza da poluição. Essa é uma cidade onde circula tanto dinheiro que daria pra manter todos os seus habitantes com uma vida confortável, contudo o capitalismo é um sistema que sobrevive pelos privilégios de uns em detrimento da exploração de vários outros. Por isso a favela onde Carolina vive é esquecida pelo poder público, tanto nas ruas que acumulam lixo, quanto nos seus moradores que precisam sobreviver um dia de cada vez com o pouco salário que os trabalhos menosprezados ofertam. Fruto de todo esse descaso, as pessoas são obrigadas a se proteger dos diversos tipos de abusos e demais crimes que ali ocorrem. Por conta de toda essa ambientação desfavorável é que se surpreende que dali tenha vindo a autora cujo livros atraiu tanta gente e fez com que os críticos literários tivesse que engolir a maneira popular com que a autora escreve. Aliás Carolina é representada nos desenhos com expressões faciais muito marcantes, mostrando no olhar a dor que carrega da sua história de vida e, de maneira mais admirável, ela é uma protagonista que não baixa a cabeça pra ninguém e enfrenta os seus problemas com coragem.
Carolina é um excelente quadrinho sobre essa autora admirável por ser uma exceção em ter superado de vida através da literatura. Essa é uma obra cujo pesquisa, roteiro e traço passa a intensidade que foi tão presente na vida da autora. É uma pena que a conclusão não manteve a carga dramática presente em grande parte da trama e por isso ficou a desejam. Apesar disso é uma obra que vale a pena por suas diversas qualidades e por possibilitar que os leitores admirem ainda mais essa autora ao conhecer as dificuldades que ela sofreu inclusive após já ser um sucesso de vendas na literatura.
Ficha técnica:
Publicado em: junho de 2016
Licenciador: João Pinheiros
Categoria: Graphic Novel
Gênero: Alternativo
Status: Edição única
Formato: (17 x 24,5 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 69,90
Se você quiser ouvir ainda mais detalhes sobre a vida dessa autora escute a série do podcast História Preta sobre a sua vida (clique aqui para ouvir o primeiro episódio de dez).
Comentários
Postar um comentário