Este volume traz a entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial e como ele passou a fazer parte do grupo de países denominado Eixo. A obra mostra os acontecimentos que colocaram o país na Segunda Guerra e os principais conflitos em que o participou no auge do conflito. Em um outro foco, a obra mostra o autor Shigeru Mizuki, já um jovem em início da sua vida profissional, sendo convocado para lutar na guerra. O que possibilita que a gente também tenha acesso ao ponto de vista do conflito a partir do soldado. A Editora Devir publicou em janeiro de 2025 esse mangá da Kodansha.
Esse volume inicia com a continuidade dos conflitos com a China que vinha tendo territórios conquistados pelo Japão até o ponto de incomodar a Rússia. Esse atrito leva o país a encontrar apoio da Alemanha e assim decidir compor o Eixo. Porém esse caráter colonialista era o que mais o aproximava da Alemanha e da Itália. A obra não mostra que o governo japonês era motivado por ideologias racistas similar aos seus aliados. É bem verdade que isso não justifica fechar os olhos para uma aliança com países que pregavam a superioridade de uma raça, impondo a sua vontade pelo seu poderio bélico, contudo a ampliação do seu território era o grande motivador do governo japonês para a entrada na guerra.
A narrativa dessa obra detalha sobre a hierarquia militar e principalmente diversos conflitos relevantes. Nesse momento havia uma descrição detalhada dos acontecimentos, o que deixou a leitura cansativa muitas vezes. Quando isso ocorria no primeiro volume, o autor utilizava da sua biografia como alívio cômico. Aqui isso ocorreu com menos frequência, ficando mais concentrado no final dessa obra.
Showa Volume 2 é uma obra densa pelos maneira como detalha os diversos conflitos em que o Japão se envolveu, fazendo com que a leitura ficasse cansativa em alguns momentos. Contudo como nós ocidentais só temos acesso a história do próprio país e da Europa, a obra é uma oportunidade de ter acesso aos acontecimentos do outro lado do mundo durante a Segunda Guerra. Isso é o que mantém o interesse pela leitura, além dos divertidos momentos da auto-biografia que vale a pena aguardar até o final da obra.
Ficha técnica:
Editora: Kodansha
Roteiro e desenhos: Shigeru Mizuki
Tradução: Lidia Ivasa
Formato: 17 x 24 cm
Lombada: 3,4 cm (estimada) Estrutura:
548 páginas PB (com páginas coloridas)
Acabamento: brochura com sobrecapa
Peso: 1070 g (estimado)
Área de interesse: História, Japão,
Segunda Guerra Mundial
Público: adulto
Preço de venda: R$ 139,90 (estimado)
Leia também da Editora Devir:
Showa Uma Histária do Japão - Volume 1: 1926-1939
Marcha para a Morte! - o mangá que escancara o horror e a estupidez da guerra
Comentários
Postar um comentário