A fraqueza de qualquer homem está nos seus sentimentos, por mais poderoso que ele seja, inclusive o Rei do Crime que tem como maior vulnerabilidade o seu amor por Vanessa. Por isso, ele não mede esforços quando ela sucumbe doente em cima de uma cama. O vilão sequestra a esposa de um médico para garantir que ele vai ajudá-la. Em meio a esse drama está o Demolidor, o herói que conta com olhos e ouvidos de bandidos por toda a cidade e que o informa de sequestros como esse. Essa história fechada foi publicada pela primeira vez em Série Graphic Novel número 2 em março de 1988 pela Editora Abril e teve republicação mais recente em fevereiro de 2024 pela série Marvel Graphic Novels pela Editora Panini.
O roteirista Frank Miller conduz uma narrativa cercada de mistérios que tem como maior mérito caracterizar o Rei do Crime apresentando a vulnerabilidade surpreendente da figura com maior poder financeiro em Nova York. É também interessante notar o fascínio que a personagem sequestrada Cheryl Mondat exerce sobre outros e inclusive o Demolidor a ponto de afetar a sanidade de algum deles.
Contudo essa é uma obra escrita para aproveitar todo o potencial visual do desenhista Bill Sienkiewicz com uma arte pintada que encanta em vários aspectos. Assim cada quadrinho tem uma composição com uma intenção narrativa: o imenso corpo do Rei do Crime que denota a sua imponência, o Demolidor que movimenta-se com tamanha velocidade pelas ruas que é praticamente um borrão vermelho, a cidade cujas cores e movimento do tráfico tão intensos que parecem gritar nos sentidos do Homem sem Medo e, claro, a beleza nos mínimos detalhes de Mondat que tira quem está próximo da racionalidade. Além do formato das onomatopéias que relacionam-se com o tamanho do barulho e algumas vezes com a forma do objeto a elas relacionado.
Demolidor Amor e Guerra é uma excelente obra que sabe explorar os elementos visuais da nona arte, com uma arte que chama a atenção tanto pela beleza quanto pela conexão com a narrativa. Isso faz com que essa seja uma história que utiliza de elementos atípicos para quadrinhos do super-heróis abrangendo do início ao fim e consegue trazer ao leitor aspectos emocionais dos seus principais personagens que foram aproveitado por diversas equipes criativas que trabalharam com eles após essa história. Por isso essa é uma história referência do Demolidor que pode ser lida por qualquer leitor tendo conhecimento ou não sobre a sua cronologia. Uma leitura que deve ser degustada bem devagar para aproveitar melhor o que a nona arte tem a oferecer.
Ficha técnica:
Publicado em: fevereiro de 2024
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Graphic Novel
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Formato: (18,5 x 27,5 cm)
Colorido/Preto e branco/Capa dura
Preço de capa: R$ 50,90
Comentários
Postar um comentário