Pantera Negra - O Crepúsculo de Um Reino

 

Capa de Black Panther 1 (2023) - publicada no Brasil em Avante Vingadores 1 (2024)

O Pantera Negra deixou de ser o rei de Wakanda, que agora vive tempos de uma República Parlamentarista, para piorar, ele também está impedido de entrar no país. Porém T'Challa ainda espreita uma das cidades do seu país de origem a partir de uma cidade periférica, a cidade do seu pai Birnin T'chaka. O herói agora precisa se redescobrir, já que ele construiu a sua identidade tanto com a noção de rei quanto de herói. Agora ele passa seus dias observando os cidadãos dessa cidade em que o crime a domina através do controle de famílias poderosas. Por isso, ele traz um novo uniforme para atuar quando algumas injustiça está a vista, os poucos wakandanos que o vê acreditam tratar-se de um impostor. Esse arco foi publicado pela Editora Panini na revista Avante Vingadores números 1 a 10 (ou 19 a 28) entre os meses de maio a dezembro de 2024. 

A roteirista Eve L. Ewing traz o protagonista para uma nova cidade e com isso possibilita a criação de personagens dentre eles heróis e vilões. Por outro lado, ela também traz a interação do herói com personagens muito antigos como o Deathlok, o ciborgue que nos anos 80 vinha do futuro Século XXI e que atualmente foi redefinido para ser apenas um ciborgue poderoso. 

Ewing tem como maior destaque levar o personagem a evoluir o seu auto conceito logo no início, quando ele não mais se compreende ao perder o título de rei. Essa busca por se redescobrir faz com que experimente a vida de um plebeu lavador de pratos e apenas quando recebe uma lição de vida de simplicidade é que começa a entender o que realmente é. A partir daí a autora relaciona esse ensinamento com a filosofia de Nietzsche. Aliás ela também coloca no argumento referências a personalidades reais de países africanos que engrandecem a história, pena que faltaram notas para explicar melhor essas personalidades. Nesse caso, só pausando a leitura pra ir ao Google descobrir de quem se trata. O fato é que as referências engrandecem a narrativa, fugindo do lugar comum das histórias de super-heróis. 

Página interna de Black Panther 1 (2023)

Os momentos que menos me encantaram foram os de conflitos. As lutas entre os personagens com poderes, além de sacrificar o texto com seus diálogos diretos, foram os momentos que eu acabava me perdendo na compreensão do que estava acontecendo, felizmente ela soube mesclar os momentos de ação com outros com diálogos mais densos que permitiram me reencontrar na história. 

Os desenhos de Chris Allen e Mack Chater são excelentes, principalmente em detalhes como uniformes (Pantera Negra estreia um uniforme lindo com referências africanas nele) e na beleza da cidade de Birnin T'chaka carregada de um futurismo que fica ainda mais intenso pelas cores psicodélicas de Jesus Aburtov. Isso transmite a sensação de uma cidade muito intensa e viva, o que acaba escondendo os crimes que rondam discretamente a partir da disputa de famílias que controlam o roubo e a corrupção. 

Pantera Negra O Crepúsculo de Um Reino é um excelente arco por colocar o personagem não apenas numa cidade nova mas em um contexto social diferente do que ele foi acostumado em toda a sua vida. Aqui a gente acompanha o seu crescimento a partir dos seus erros e dessa vez a sua habilidade de liderança não poderia ser utilizada, já que ele estava ali ilegalmente e a sua presença tinha que se manter discreta. É bem verdade que o arco também apresenta umas barrigas narrativas principalmente nos momentos de maior ação. Além disso a história também se destaca pela beleza da arte que vai desde as indumentárias dos uniformes, a ambientação futurista até a dinâmica do gradeamento das páginas que ajuda a compor a arte. Por isso apesar de ter algumas referências ao arco anterior a esse e também ao Império Intergaláctico de Wakanda, vale a pena a leitura também para leitores que nunca leram ou leram pouco material do personagem. 

Compre aqui

Avante Vingadores 1 (19) , Avante Vingadores 2 (20) , Avante Vingadores 3 (21) , Avante Vingadores 4 (22) , Avante Vingadores 5 (23) , Avante Vingadores 6 (24) , Avante Vingadores 7 (25) , Avante Vingadores 8 (26) , Avante Vingadores 9 (27) , Avante Vingadores 10 (28)

Página interna de Black Panther (2023)

Leia também: 

Pantera Negra - Tudo Isso e o Mundo Também

Pantera Negra - Guerras Rurais

Pantera Negra - A Longa Sombra

Pantera Negra - O Império Intergaláctico de Wakanda Parte Quatro Wakanda sem Grilhões

Pantera Negra - O Império Intergaláctico de Wakanda Parte Três: Duas Mil Estações



Comentários