A Saga do Flash 2 - A Guerra dos Gorilas

 


Flash e Lanterna Verde foram fundadores da Liga da Justiça, após a morte de Barry Allen esses dois heróis se reencontram na Liga da Justiça Europa (sim, após a saga Invasão decidiram criar um grupo lá!) mas agora o Flash é Wally West. Ambos enfrentam antigos inimigos como Grodd (inimigo do Allen) e Hector Hammond (inimigo do Lanterna Hal Jordan). O encadernado além desse crossover traz um arco curto com um embate do protagonista com o Abra Kadabra. Essa é uma edição que traz apenas histórias inéditas dos início dos anos 90 e foi publicado pela Editora Panini em junho de 2023. 

O início da história é muito bem construído com os roteiristas Mark Waid e Gerard Jones procurando costurar a trama pra evitar coincidências forçadas. Há alguns anos, um meteoro cheio de radiação dividiu-se em três. O primeiro caiu na região que passou a ser chamada de Gorilla City e deu poderes aos gorilas que habitavam lá dando inteligência a eles, Grodd fazia parte do bando e passou a liderá-los, já o segundo meteoro expandiu a mente de Hector Hammond. Agora ambos encontraram indícios de onde poderia estar o terceiro meteorito e com isso absorver ainda mais poderes. Grodd, que até então estava preso, foi libertado e, por isso, procuraram o Flash na Liga da Justiça Europa pra alertar sobre esse perigo, no momento o velocista estava ausente mas estava por lá Hal Jordan que sabia o perigo que esse gorila inteligente representa. 

Além da história bem amarrada, o roteiro buscou tratar da diferença entre as duas gerações da dupla e fazer piadas sobre isso. Porém esse detalhe foi deixado de lado e procurou desenvolver a trama. O crossover tem um ótimo enredo que foi bem desenvolvido mas encontrou um empecilho na conclusão. Para a complexidade que o desafio estava posto aos heróis, tudo foi resolvido de forma simples e decepcionante.

 


Os desenhos de Greg Larocque e M. D. Bright possuem características bem diferentes. Por Bright se ater aos detalhes acaba comprometendo o movimento dos personagens, já Larocque trabalha um traço cartunesco pra poder dar agilidade a ação da trama. Contudo nesse arco, Larocque procura acompanhar o detalhismo do seu colega e ao final traz um traço em que ambos se aproximam e enchem os olhos do leitor com boas imagens. 

Além do crossover que dá título a essa edição, há um pequeno arco em que Flash enfrenta Kadabra e acaba indo parar no futuro. Chamou-me a atenção o fato de Waid trazer um conflito ético que deixou a história interessante, mesmo que ele tenha encontrado uma solução não tão boa para aquilo. 

A Saga do Flash 2 tem a qualidade de trazer duas histórias com bons enredos e que são bem desenvolvidos porém ambas se esbarram com uma finalização decepcionante. A Guerra dos Gorilas não é uma história muito divertida mas que mesmo assim consegue prender o leitor pela complexidade que o desafio para Lanterna Verde e Flash se tornou. Entre os altos e baixos desse encadernado ao final foi uma leitura que tem muito mais qualidades do que defeitos. 

Compre aqui



Ficha técnica: 

Publicado em: junho de 2023

Editora: Panini
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 144
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 39,90

Leia também: 

Comentários