Caio Oliveira apresenta: Alan Moore o mago supremo

 


O piauiense Caio Oliveira adora fazer sátiras sobre persongem e sobre o comportamento dos leitores, nesse gibi ele resolveu fazer diferente: a sátira é sobre os maiores quadrinhistas de heróis tendo como protagonista o maior deles: Alan Moore. Em 2015 a hq foi publicada pela Editora Quinta Capa e recentemente contou com uma nova edição. 

Alan Moore é um ator consagrado por diversas obras tais como Wathcmen, V de Vingança, Do Inferno, Monstro do Pântano e várias outras que não vou citar porque ficaria um texto muito chato. O autor já produziu trabalho pra DC, Marvel e Image e todas as editoras deixaram para ele grandes decepções, isso sem mencionar as suas diversas obras adaptadas para o cinema que ficaram com qualidade muito abaixo do que ele gostaria e, mesmo sem participar da produção dos filmes, ele teve que perder tempo com perguntas desagradáveis sobre "polêmicas de adaptação". Na vida real, o autor está cansado das grandes editoras e dos grandes estúdios e isso está tramposto nesse quadrinho. 

O gibi faz uma paródia como se os maiores autores de heróis assumissem a identidade desses fantasiados. Por isso, Alan Moore, por abordar magia nas suas obras, é chamado de Mago Supremo e no gibi se veste como o Doutor Estranho. Para convencê-lo a voltar a produzir material para as grandes marcas, Grant Morrison como Wong organiza uma festa em que vários quadrinhistas vão abordar Moore para que ele mude de ideia.

Caio Oliveira demonstra todo o seu conhecimento sobre os bastidores da produção de quadrinhos para fazer várias piadas com referências a acontecimentos reais, apesar de ser uma curta história de 16 páginas, ele consegue fazer um texto hilário. As caras e bocas do dedenho do Caio acrescentam muito ao seu humor ácido. Essa é uma história que vale a pena a leitura não apenas pelo humor mas por ser um documento que retrata várias situações reais dos bastidores da produção de quadrinho, o autor traz como extra a referência de várias das piadas. Eu não gosto muito das histórias curtas The New Adventures of Old Moore que aparecem como extras, um detalhe que interfere pouco na qualidade da obra. 

Alan Moore O Mago Supremo traz uma ótima paródia de Caio Oliveira, uma obra não recomendada ao leitor iniciante. O leitor mais experiente que conhece os bastidores da produção de histórias de heróis estadunidense vai se divertir muito com essa história curta mas muito rica. 

Compre aqui


Ficha técnica:

Publicado em: setembro de 2015

Editora: Quinta Capa
Número de páginas: 32
Formato: (15,5 x 21 cm)
Colorido/Lombada com grampos

Preço de capa: R$ 20,00


Leia também:

Diário da Maromba - a coletânea de tirinhas de Caio Oliveira sobre musculação

Comentários