Garimpando Furos: Originais Pipoca e Nanquim



A Editora Pipoca e Nanquim é fruto do canal de You Tube Pipoca e Nanquim. O canal surgiu em 2009 através da união dos leitores Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes que passaram a trabalhar nas maiores editoras do país. Com o canal, eles passaram a acumular seguidores além de aprender todo o processo da produção de quadrinhos. Com público e know how, por que não publicar os próprios quadrinhos? Assim eles elaboraram uma estratégia para levantar capital e ampliar ainda mais o seu público até que em 2017 finalmente a sua editora foi fundada. Com publicações que conquistava elogios a torto e a direito, seja pela curadoria, seja pela qualidade da edição em si (capa, papel, design ...), no ano seguinte a editora foi premiada com o Prêmio Hq Mix. Nada mais natural do que a empresa traçar novos desafios e no último vídeo de 2018 do canal, os editores anunciam o selo Original Pipoca e Nanquim.

Apesar da imensa crise editorial na qual o país atravessa, a Editora vai bem obrigado e amplia a quantidade de títulos para esse ano que será por volta de 20 títulos. Dentre esses livros, finalmente contaremos com uma produção nacional com os editores estando presentes em tudo desde a criação de cada título. Um trabalho árduo e que gera muita expectativas, principalmente a leitores que como eu perguntava constantemente "Quando os originais irão sair?" Pois pronto! O editor Bruno Zago, com a sua simpatia peculiar, não me informa a data correta (que falta faz um hacker nessas horas!) mas bate o martelo e afirma ser no segundo semestre e que em agosto ele irá anunciar os títulos.

Para o mercado editorial, é ótimo que grandes editoras dêem espaço para quadrinistas nacionais, talentos que crescem em número e qualidade a cada ano. Para o leitor é uma segurança em saber que os talentos foram escolhidos por quem entende tanto da nona arte e nos dá segurança quanto a qualidade editorial do que será publicado.

Para mim, como infelizmente eu não tenho como adquirir nem próximo da metade dos títulos publicados por todas as editoras mensalmente, o preço do produto é um entrave. Eu escolho os poucos títulos que compro pelo conhecimento do autor, o impacto da obra e em alguns casos pela temática. O preço final é sim uma preocupação minha mas eu vejo que deveria ser também das editoras que estão rumando a novas aventuras. Nós brasileiros ainda não conhecemos por nome os vários talentos que temos, por isso uma edição de luxo é tão arriscada, principalmente porque esses títulos concorrem no mercado com Alan Moore, Grant Morrison, Jeff Lemire ou a autores desconhecidos mas com obras premiadas nos EUA, Europa e Japão. 

Além desse problema do preço, que acaba limitando o acesso ao produto, no meu caso eu tenho a constante preocupação com espaço. Haja estante para tanta capa dura! Um livro de capa cartão ocupa menos espaço e não gera tanta tensão quanto a evitar acidentes que levem a amassos definitivos. Além do prazer da leitura em qualquer lugar! (Como é chato ler um livros capa dura deitado numa rede!).

Por tudo isso, eu espero que os originais sejam lançados em capa cartonada com um tratamento editorial similar aos mangás do selo Draco da mesma editora e, se possível, com o preço menor (admito que eu esteja pedindo demais!)

Fiquei feliz com a novidade e não poderia deixar de trazê-la a vocês mesmo que ainda não tenha sido divulgada o mês exato de lançamento. Eu ficarei atento a esse video com os nomes dos artistas, para mim já será um bom presente de aniversário. Eu espero que a produção nacional encontre brechas para sair da crise e que o mercado tenha uma variedade de produtos que agrade as diferentes classes sociais. Vida longa a Editora Pipoca e Nanquim!


Comentários