Vikings - Irmãs de Escudo


No período medieval, sobreviver era algo em si difícil, principalmente com as constate invasões de povos de outros territórios. Vikings é um gibi que foi publicado no Brasil na revista mensal Vertigo, essa história no caso foi publicada em 2011. Nesse arco apenas três mulheres conseguiram fugir a uma invasão e se refugiar num castelo em uma Ilha, porém elas carregam um tesouro que atrai a atenção de um exército de aproximadamente 50 homens.

Para um grupo de mulheres, a pergunta inicial é: para que viver? Com os seus maridos mortos, elas não poderiam desfrutar da fortuna, já que mulheres eram impedidas de comprar em alguns lugares. Porém elas dispunham de algo que apenas uma delas possuía há mais tempo: liberdade. Com as suas vidas, elas poderiam ir para onde quisessem e juntas poderiam fazer o que quisesse. Com uma motivação em mente viria a dúvida como três poderiam se defender de um exército?
Os cristãos invasores, levaram os frades para catar as citações bíblicas que enalteciam a submissão das mulheres aos homens. Porém na cultura viking a diferença entre homens e mulheres não são tão evidentes nas batalhas, o que atemorizava os invasores pela surpresa.

Esse é um ótimo arco em que o inusitado de colocar protagonistas femininas numa história medieval me faz questionar o quanto os homens criam leis e mitos para se favorecerem e admiráveis são as mulheres que trilham o seu caminho. O triste é saber que mesmo tendo passado praticamente mil anos do contexto dessa história, a luta das mulheres por direitos básicos iguais ainda é atual.

A obra tem o interessante roteiro do criador da série Brian Wood e os desenhos marcantes e sombrios são de Daniel Zezelj que tem uma habilidade em deixar o cenário com uma sensação de penumbra que acentua o efeito do período noturno quando acontece a história. É uma pena que o final tenha sido tão fraco para um enredo tão bom. Eu recomendo pela diversão da maior parte da obra que tem pontos positivos superiores aos negativos.


Leia também
Vikings - O Retorno de Sven
:
Vikings - Lindsfarne

Vikings - A Cruz e o Martelo

Comentários