Seguir uma tendência é algo que aproximou as pessoas há muito tempo. Atualmente com as redes sociais semanalmente é possível participar de uma tendência que viraliza em plataformas online como o Tik Tok. A febre do momento é colocar uma imagem sua no Chat GPT e o aplicativo transformar numa arte que usa o estilo do Studio Ghibli. O título desse texto usa o termo "roubar" porque até o momento não se sabe se a empresa de animação japonesa foi contratada pelo Chat GPT para vender os direitos autorais que permitiria esse tipo de uso. Aliás o que se sabe é do posicionamento contrário de Hayao Miyazaki (leia aqui) sobre o uso de ferramenta de Inteligência Artificial para produzir animações. Essa polêmica chegou até aos artistas brasileiros que se posicionaram contrários a isso e tiveram que ver inclusive várias plataformas jornalistas de esquerda divulgando a ferramente sem fazer nenhuma reflexão.
As inteligências artificiais estão por todos os lados, mesmo para pessoas que não querem usá-las, algumas empresas já se deram o trabalho de colocar alguma IA seja para ferramenta de busca, seja para viabilizar o funcionamento de aplicativos. Essa situação já gera diversos problemas, dentre eles estão ao meio artístico, que vem tendo cada vez menos contratos, já que clientes preferem utilizar IA para ilustração, por mais esquisito fique o resultado final. A artista Carol Borges, uma das criadoras da tirinha Batatinha Fantasma, esclarece o quanto isso vem gerando transtornos para a vida do artista gráfico (clique aqui).
Por isso, quem se posiciona ao lado dos trabalhadores deveria manifestar-se, pelo menos um posicionamento crítico sobre essa situação, em vez de simplesmente divulgar o uso da ferramenta. É triste ver que portais ligados a esquerda como o Diário do Centro do Mundo e o Instituto Conhecimento Liberta divulga isso como se fosse a coisa mais divertida do mundo, com bilionário roubando o talento de artista e ganhando em cima deles através de uma ferramenta que não paga direito autoral para ninguém.
Aliás foi para isso que milionários investem tanto dinheiro nos mais variados tipos de Inteligência Artificial: para substituir gradativamente o trabalho de pessoas por automação, não para agilizar trabalhos mas para "reduzir despesas", ou seja, desempregar gente mesmo. Desculpa por eu não colocar a fonte dessa informação, por isso, sugiro que você apenas a guarde, provavelmente alguém da sua confiança irá detalhar o porquê de investidores aplicar tanto dinheiro na Open AI, uma informação que vale a pena buscar informação detalhada e de qualidade a respeito.
Alem dessa situação real que eu já mencionei, há os meus medos pessoais. Há poucos anos foi divulgado o escândalo da Cambridge Analytica, em que o Facebook negociava dados dos seus usuários, o que serviu para a extrema direita ganhar força em vários países do mundo. Você pode ver isso em detalhes no filme Privacidade Hackeada. Assim que segurança podemos ter quando inserimos a nossa imagem no banco de dados do Chat GPT? Hoje reconhecimento facial é um dado bem interessante para direcionar produtos específicos para um cliente. Que outros usos uma foto sua poderá servir para o Chat GPT, que segurança temos de que esse dado não será comercializado?
A ferramenta como o Chat GPT não tem uma inteligência própria, ela se apropria de informações disponíveis na internet para alimentar o seu banco de dados. Com relação a arte, isso também acontece e possibilita que ela crie imagens a partir daquelas que ela já possui. Porém essa apropriação arbitrária ignora completamente a existência de direitos autorais e ainda fatura uma boa grana seja com assinaturas desse serviço ou com cursos voltado a utilizar a ferramenta. Onde fica o trabalho do artista no final dessa engrenagem? Ele é apenas apropriado indevidamente na cara de pau, já que o mesmo não tem força jurídica para enfrentar o poderio bilionário dessas empresas. A consequência disso é uma tendência de desestimular o trabalho de criação artística, já que sem poder vender o seu talento, esses trabalhadores terão que se manter de outras formas. Por isso a necessidade da sociedade se posicionar quanto a esse tipo de roubo. Artistas no Reino Unido por exemplo formaram uma associação contra o uso de Inteligência Artificial . Eu torço para que isso ocorra por aqui também já que políticos e partidos (inclusive o Partido dos Trabalhadores) estão surfando na tendência sem uma menor reflexão. (Pelo menos alguns outros como Érika Hilton do PSOL e Marina Silva da REDE manifestaram em favor dos artistas.
Eu acho que é natural que as pessoas comuns estejam fora da discussão, o que preocupa é quando formadores de opinião não reflitam sobre a situação e saia divulgando serviço que vem prejudicando trabalhadores sem o mínimo de reflexão a respeito. É natural que a gente siga se divertindo e faça fotos e vídeo dentro de tendências mas não custa nada refletir sobre as mesmas até para escolher melhor aquelas que realmente valem a pena participar.
OBS: A arte que ilustra o texto é de Kaai Leen que foi baixada no perfil do bluesky dela. (Clique aqui)
Leia também:
A produção de quadrinhos nacionais NÃO precisa ser salva!
Além das Resenhas - Hulk Canário Verde
Comic shops serão os novos sebos
A crítica e a ausência dela no mercado de quadrinhos do Brasil
Os quadrinhos africanos estão nas mãos certas?
Comentários
Postar um comentário