O Incrível Hulk - Volume 2 Demônios da Guerra

Capa de O Incrível Hulk 2 publicado pela Editora Panini


 Hulk não é mais perseguido pelo exército, agora são monstros que surgem em momentos inesperados onde quer que ele esteja. Bruce Banner está indo pro Texas com a sua amiga adolescente Charlie e ainda na estrada eles recebem o aviso que não devem ficar perambulando à noite. Assim eles se abrigam num povoado e por lá encontram um Motoqueiro Fantasma (o artigo indefinido não foi erro de revisão). Na história seguinte, Banner e Charlie precisam se separar após o Hulk quase aparecer num cemitério e ambos logo irão descobrir que essa foi uma péssima decisão. Essa edição traz dois arcos: Espíritos da Vingança e Charlotte Congelada, além de uma história curta que conclui a revista. A Editora Panini publicou esse encadernado em dezembro de 2024. 

Espíritos da Vingança 

O roteirista Phillip Kennedy Johnson não faz nenhum esforço para fugir do clichê de encontro de heróis: brigam e depois se unem. Ele nem sequer cria uma trama com alguma complexidade para justificar que Hulk e Motoqueiro Fantasma estejam no mesmo lugar, Hulk tá fugindo de grandes cidades e vai parar justamente na cidade onde tem um Motoqueiro por lá. Esse "um" foi a cereja do bolo para mim, como eu não acompanho o Espírito da Vingança, não sabia que havia vários por aí na mesma época. 

Entretanto o fato de ser um enredo batido não significa que seja uma história ruim. Para sobressair a esse defeito, o roteirista aposta nas suas referências a filmes de terror para conduzir a história. Por isso quem acaba tendo destaque são os traços de Nic Klein e as cores de Matthew Wilson que dá a aparência de uma adaptação de filme em novela gráfica. Assim a arte tem a liberdade de focar no realismo para mostrar as cenas de carne sendo rasgada, a transformação brutal de Banner em Hulk é o momento mais impactante. 

Em seguida, a sequência de luta entre Motoqueiro Fantasma e Hulk empolga justamente por a gente já ter a segurança que o roteiro tem liberdade criativa pra fazer uma luta convincente entre dois seres que querem se matar. Superado o conflito, ambos se unem para enfrentar os verdadeiros vilões que demonstram uma capacidade destrutiva necessária para destruir os heróis. 

Página interna de O Incrível Hulk 2

Charlotte Congelada 

Durante a visita a um cemitério, Bruce Banner percebe que a transformação em Hulk é iminente ao lembrar da Betty e consegue convencer Charlie a ir para longe dele. Tudo parecia crer que essa seria a melhor atitude. Isso se uma idosa não tivesse aparecido para a garota e convencido-a a conhecer a sua casa para a sua proteção, logo Charlie vai perceber o tamanho do risco que ela se meteu. Em seguida, um investigador de assassinatos avisa o Hulk do perigo que a garota corre e ele vai buscá-la. 

Inicialmente o traço de Danny Earls me decepcionou por quebrar o ritmo realista que a arte vinha trazendo até então. Porém ao aprofundar a trama, percebi que o roteirista Phillip Kennedy Johnson queria explorar um outro gênero nesse arco: o estranhamento que uma história cheia de mistério poderia trazer, associado a uma trama que toma como base o sobrenatural. Por isso um traço esquisito é o mais adequado para transmitir essa sensação na leitura. 

Ainda que sejam as perguntas que guiem a narrativa, a história começa a apresentar respostas, como a vida de Charlie e a sua motivação em buscar heróis. Isso acrescenta camadas a essa personagem e a deixa mais interessante. 


Veredicto 

O Incrível Hulk 2 é um excelente encadernado cujos arcos são bem sucedidos em suas propostas diferentes entre si, ainda que possuam o mesmo roteirista. Ainda que o primeiro arco não possua um desenvolvimento com originalidade, ele consegue trazer um embate entre Hulk e o Motoqueiro Fantasma ótimo para se olhar pela ousadia com que o conflito se dá. O realismo do traço e a liberdade que os autores utilizam da violência permitem que seja uma divertida obra de terror. Já o segundo arco é uma história esquisita que combina com o mistério que é a sua proposta, explorando o sentimento de tensão no leitor em querer entender o que está acontecendo ali. Assim as histórias exploram dois focos diferentes do terror, demonstrando autores coerentes com a sua proposta de mostrar que esse gênero possuem nuances e por isso não é tão simples como se pode supor. 

Compre aqui

Página interna de O Incrível Hulk 2


Ficha técnica: 

Publicado em: dezembro de 2024

Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 144
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 34,90

Leia também: 




Comentários