Mais uma história para o velho Smith

 

Capa de Mais uma história para o Velho Smith

Smith passou boa parte da sua vida dentro do seu barco, cada vez que retornava do mar, ele tinha uma história diferente pra contar. E como ele contava bem cada uma delas! Todos ficavam fascinados com aquelas aventuras. Contudo a idade avança e a memória falha, tanto que até o próprio Smith começa a se dar conta disso. Contudo aquele aventureiro sabe muito bem: ele precisa de só mais uma viagem para trazer consigo mais uma história. O paulista Orlandeli publicou esse quadrinho de maneira independente a partir da lei de incentivo do PROAC e de campanha de financiamento coletivo. 

Orlandeli mostra nesse quadrinho a vivência de uma pessoa que perde a sua memória, contudo ele não utiliza um ponto de vista do sofrimento. Smith parece encarar tudo como algo que faz parte da sua vida, uma limitação que frustra mas não o impede de querer viver. Por isso o protagonista cré que ele pode mais uma vez viver uma nova experiência inesquecível que só a infinitude do mar proporciona. 

Já deu pra perceber que essa é uma obra cheia de metáforas né? Contudo aqui você não precisa passar um bom tempo tentando descobrir as referências utilizadas pelo autor para entender a narrativa. Tudo é muito sutil e só vai exigir do leitor que ele leia de maneira pausada, atento as pinceladas das pinturas, a sequência de movimentos, já que por não haver tanto texto, isso pode levar a tentação de querer encerrar a obra em poucos minutos, o que seria um erro! 

Página interna de Mais uma história para o velho Smith

Se Orlandeli não transforma a falha na memória de Smith em algo a se lamentar, ele ainda assim consegue nos emocionar no esforço que o personagem faz para lembrar-se, principalmente quando a isso junta-se um momento atemporal de interação com um ente querido dele, o resultado disso fez o meu olho marejar pela delicadeza como o autor apresentou. Um outro aspecto a considerar são os personagens surreais que estão presentes nessa viagem. A maneira como o autor narra essas interações possibilita que a gente aceite aquela realidade com a mesma naturalidade que o protagonista. Uma situação que será ainda melhor compreendida ao ler os textos que estão como extras na obra. 

O autor tem um traço cartunesco cheio de movimento que permite que a obra chame a atenção leitores de quaisquer idade. Contudo é possível que as crianças não percebam algumas metáforas que estão ali, o que torna o quadrinho adequado para um diálogo junto com algum adulto. Orlandeli, com poucos elementos, consegue passar contrastes como imensidão e pequenez, ele consegue trazer uma sequência de aventura assim como consegue representar mistério e medo. É esse misto de sensações que faz com que a obra vá além do trivial. 

Mais uma história para o velho Smith é um excelente quadrinho principalmente por trazer diferentes sentimentos durante a leitura, mesmo com a simplicidade da arte, sem apelar para um drama intenso e utilizando de pouco texto escrito. Orlandeli fascina por possibilitar a conexão do leitor com uma vivência que ele ainda não passou através do olhar de um personagem cativante e determinado. Uma obra de cunho existencial que merece fazer parte de sua coleção para ser revisitada de tempos em tempos. 

Compre aqui

Página interna de Mais uma história para o velho Smith


Ficha técnica: 

Publicado em: dezembro de 2024

Editora: Independente
Licenciador: Orlandeli
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Alternativo
Status: Edição única
Número de páginas: 136
Formato: (16 x 23 cm)
Colorido/Capa dura

Preço de capa: R$ 65,00

Leia também: 

Carniça e a Blindagem Mística - Parte Dois A Tutela do Oculto

Carniça e a Blindagem Mística - Parte Um É Bonito o Meu Punhal

O Time do Vírus - Um quadrinho sobre como a disputa política invadiu o enfrentamento da pandemia no Brasil

Iemanjá - o mangá piauiense sobre a deusa das águas

Comentários