A Saga do Flash 10 - Os novos poderes de Wally West!

 

Capa de A Saga do Flash 10

A descoberta da Força de Aceleração permitiu que Wally desenvolvesse novos poderes. Isso seria uma ótima notícia se o seu relacionamento com a sua namorada Linda Park não estivesse cada vez pior. Agora Flash tem duas missões simultâneas: aprender as melhores maneiras de utilizar essas habilidades enquanto tentar reconquistar o amor da sua vida. Esse encadernado é formado apenas por histórias inéditas com exceção de uma que foi publicada pela primeira vez em DC Comics Coleção de Graphic Novels número 44 da Editora Eaglemoss em julho de 2017. A Editora Panini publicou esse encadernado em novembro de 2024. 

A capa dessa edição refere-se a última história desse encadernado, publicado originalmente numa edição anual da revista estadunidense do Flash. Essa é a primeira vez que Wally West veste a roupa de Barry Allen para assumir-se como Flash, numa época em que ele acreditava que isso seria temporário, já que ele não acreditava que Barry estava morto. Mark Waid faz uma tentativa de homenagear o segundo Flash e, com a participação do Lanterna Verde e do Joel Ciclone, mostrar aos heróis que Wally era digno de assumir o legado do velocista. Waid é conhecido por fazer roteiros que sabe valorizar o mito dos heróis mas nessa história ele falhou. A trama ficou tão previsível e pouco elaborada que não consegue gerar emoção na leitura. Além disso, os desenhos de Dave Brewer tem uma nítida influência do estilo de traço que caracterizou os anos 90. Por isso, Wally, ainda que um jovem adulto, é representado como um gigante tão musculoso que a gente custa a aceitar que ele seja veloz. É preciso mencionar também as expressões faciais muito enraivecidas que transformam qualquer conversa numa gritaria. 

Página interna de A Saga do Flash 10

Entretanto essa é a exceção dessa edição. As demais histórias formam um arco que conta com Michael Jan Friedman para contribuir no roteiro de Mark Waid. O resultado disso foi a intensificação da ficção científica. Com novos poderes provindos da Força de Aceleração, Flash utiliza de conceitos da física e da química para usá-los. É claro que a desculpa do "li todos esses livros enquanto estava vindo pra cá" não cola, mas dá pra ignorar. Todavia  o que realmente sedimenta o roteiro desse arco é o conturbado relacionamento de Wally e Linda que estava prestes a acabar. Isso leva ao excesso de ciúmes do herói que não sabia mais se queria salvar a sua amada ou descobrir se estava levando chifre. 

Os desenhos do arco são de Oscar Jimenez, Roger Robinson e Ron Lim. Dentre eles, eu prefiro o traço simples de Oscar Jimenez que consegue fazer cenas de luta com impacto e traz personagens com uma expressividade bem à medida do roteiro. Além disso os sombreamentos da arte-final de José Marzan Júnior proporcionam um excelente resultado para as páginas. 

A Saga do Flash é um ótimo encadernado de histórias inéditas para o Brasil que não viu esse momento dramático no relacionamento amoroso de Flash com a Linda nos anos 90. É uma pena que a última história que seria uma homenagem ao Wally não funcionou tão bem. Contudo é um encadernado que vale a pena a leitura principalmente pelo elementos das histórias que formam um arco e mostram que dá pra inserir um bom conflito amoroso em história de super-herói. 

Compre aqui

Página interna de A Saga do Flash 10


Ficha técnica: 

Publicado em: novembro de 2024

Editora: Panini
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 144
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 39,90

Leia também: 
















Comentários